DA REDAÇÃO
[email protected]
O excesso de lixo eletrônico e a rápida obsolescência dos aparelhos eletrônicos são desafios globais do século 21. Nós trocamos nossos smartphones, em média, em menos de dois anos e, com a evolução da tecnologia, muitos aparelhos são descartados ou esquecidos em gavetas. No entanto, esses aparelhos antigos, que consideramos como lixo eletrônico, ainda possuem recursos poderosos e podem ser reaproveitados de forma criativa. Confira as melhores maneiras de salvar um telefone antigo do fundo de seu armário.
Smartphone controlado para crianças
Com o aumento do uso das redes sociais, é inevitável que as crianças também estejam cada vez mais expostas a esses meios de comunicação – a recente pesquisa da ExpressVPN mostra que com apenas 4 anos de idade as crianças já utilizam com frequências as mídias sociais, e sofrem as consequências e perigos de um mundo sem filtros. Por isso, se você tiver um smartphone antigo que não usa mais, pode ser uma ótima opção mais barata e mais segura para entregar a uma criança e começar a sua exposição à internet de forma mais protegida. Usando os recursos de limite de tempo e controles parentais do Google ou Apple, é possível estabelecer regras claras sobre o tempo de uso do aparelho, definir um tempo máximo específico para cada aplicativo, e restringir o acesso a conteúdos inapropriados para a idade. Além disso, é possível instalar apps como o YouTube Kids, que oferecem conteúdos seguros e adequados à criança, e toda tentativa de compra ou download de outros aplicativos deve antes ser aprovada pela conta parental. Dessa forma, é possível aproveitar o potencial dos smartphones para o desenvolvimento das crianças, como seu uso em tarefas de casa, grupos de amigos e outras atividades, de uma forma mais segura e controlada.
Câmera de segurança
Um uso pouco comum, mas plenamente funcional e criativo é transformar o seu smartphone antigo em uma câmera de segurança. Atualmente, existem muitos aplicativos disponíveis nas lojas de aplicativos, como o WardenCam, IP Webcam e AtHome Camera, que permitem que você use o seu smartphone para monitorar sua casa ou escritório. Além disso, esses aplicativos são capazes de reconhecer movimentos, salvar vídeos automaticamente em serviços como o Google Drive, enviar notificações para o seu smartphone principal, integrar-se às plataformas inteligentes como Google Home e IFTTT e até mesmo reconhecer objetos e pessoas usando a inteligência artificial. Tudo isso com excelente qualidade de imagem, já que fabricantes de celulares enfatizam boa parte dos recursos do aparelho na câmera.
GPS para carros
Ao invés de usar seu smartphone atual, que pode sofrer desgaste por causa do calor do sol e do uso constante, você pode usar um smartphone antigo como GPS. Dessa forma você jamais precisará se preocupar com a bateria, poderá carregar a memória com playlists e outros conteúdos como podcasts para escutar durante o trânsito, sofrerá menos prejuízo caso haja um assalto, e evitará problemas que podem diminuir a funcionalidade ou preço de revenda de seu celular principal. Além disso, celulares antigos continuam se comunicando com os satélites de GPS e rodando aplicativos como o Waze e Google Maps perfeitamente, portanto, não impactam negativamente a experiência no volante.
Alto-falante inteligente
Os alto-falantes inteligentes se tornaram populares em todo o mundo nos últimos anos. Eles combinam as funções de uma caixa de som bluetooth com a inteligência de um assistente virtual, como o Google Assistente ou Alexa. Se você tem um smartphone antigo Android e uma caixa de som, pode criar seu próprio alto-falante inteligente sem gastar nada. Instale seus aplicativos de mídia favoritos, como o Spotify e Apple Music, e atualize o aplicativo Google para a versão mais recente. Ative o comando “Ok, Google…” nas configurações do aplicativo e você terá seu próprio alto-falante capaz de controlar lâmpadas e outros dispositivos inteligentes dentro de casa, organizar rotinas automáticas como despertador, leitura de notícias, atualização de calendário e até realizar pedidos no iFood.
Todos esses usos permitem que um aparelho celular antigo que já não teria uso cotidiano e, em muitos casos, receberia poucas propostas em plataformas de vendas de usados ganhe uma vida nova como uma tecnologia útil em seu cotidiano. Evitar o lixo eletrônico e o consumismo desnecessário pode melhorar nosso cotidiano, meio-ambiente, e aliviar nossa carteira.