DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O deputado Max Russi (PSB) está engajado no movimento para impulsionar a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon e cobrar o cumprimento do cronograma de investimentos previstos não só para o terminal aeroportuário, mas também para outros aeroportos administrados pela Centro Oeste Airports (COA), como o Marinho Franco, de Rondonópolis, Piloto Osvaldo Marques Dias, de Alta Floresta e Presidente João Figueiredo, de Sinop.
Para isso, ele propôs nesta quarta-feira (01), uma audiência pública entre a Assembleia Legislativa, o trade turístico de Mato Grosso e a COA. A ideia é buscar formas de dar continuidade ao que está previsto no contrato de concessão.
Um encontro foi articulado pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) na presidência da Casa de Leis e também contou com a participação do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, do adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, do prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, além de deputados estaduais.
Russi já havia feito a cobrança no ano passado e no início deste ano se encontrou com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que se comprometeu a analisar o documento, não descartando ainda a possibilidade de uma intervenção federal. “Precisamos chegar numa solução para que possamos incentivar o desenvolvimento do comércio de turismo do nosso estado”, reforçou.
Max Russi recorda que nos últimos 30 anos foi previsto aporte de recursos na ordem de R$ 770 milhões para melhoria nas obras de ampliação no Marechal Rondon. Ele lembra que no início dos jogos da Copa Sul-Americana, em abril de 2022, expôs um problema antigo de Mato Grosso: a necessidade de pousos e decolagens de voos internacionais. “Essa internacionalização é muito importante para oferecermos essa estrutura, atrair investimentos e fortalecer ainda mais o nosso estado”, complementou.