DA ASSESSORIA
[email protected]
O Hospital Regional de Sorriso, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), participa do projeto de qualificação da assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina (TeleUTI), ofertado pela Instituição Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde.
A unidade hospitalar integra o projeto desde agosto de 2022 e, na última semana, recebeu a visita presencial das equipes de UTI do Hospital Albert Einsten, representada pelo médico infectologista e intensivista, Décio Diamont.
“Esse projeto foi possibilitado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A SES abraçou essa iniciativa, que é focada no aperfeiçoamento das condutas médicas nas Unidades de Terapia Intensiva para adultos”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretaria adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, avalia positivamente a iniciativa e pontua que o Hospital Regional de Sorriso ganha na qualidade de assistência e na modernização de seus procedimentos e protocolos.
“Ter um projeto com o Hospital Albert Einsten, que é referência no Brasil para tratamento hospitalar, só enriquece a nossa assistência aos pacientes. Isso reverbera em todos os outros setores da unidade de saúde, além de beneficiar os profissionais que, muitas vezes, trabalham em outros locais e poderão aplicar essa eficiência onde forem”, acrescenta Caroline Dobes.
Por meio da TeleUTI, é possível desenvolver estratégias para melhorar o cuidado aos pacientes críticos, estimular o uso de indicadores de qualidade e de gestão, promover discussões que orientem as políticas públicas e analisar o impacto das intervenções propostas pelo projeto.
O projeto tem validade de 2 anos e as visitas de telemedicina – que integram equipes do Albert Einsten e do Hospital Regional de Sorriso – acontecem regularmente de segunda a sexta-feira, às 16h.
“O programa propõe, por meio da telemedicina, a implantação de ‘Tele Rounds’ com equipes multiprofissionais de ambos os hospitais, de forma a otimizar a condução clínica e os desfechos de pacientes internados em leitos de UTI Adulto”, concluiu a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho.