DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O governador Mauro Mendes afirmou que o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), implantada nesta segunda-feira (06.03) em Mato Grosso, vai ajudar a prevenir fraudes e golpes no estado.
Mauro Mendes fez a solicitação do documento na unidade do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá.
“É um passo importante frente a essa multiplicidade de documentos. Vai prevenir muitos golpes e fraudes. Hoje apenas quatro estados estão fazendo a emissão 100% dessa nova carteira e nós somos um deles. Nós paramos de emitir a identidade antiga e agora só faremos essa”, relatou o governador.
O novo modelo tem tamanho menor e unifica o registro com o número do CPF, evitando fraudes. A CIN passa a ter formato reduzido, e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes.
A 1ª via impressa e digital é gratuita e pode ser feita nas unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec. Somente o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa para emissão.
“Vamos colocar muita energia, criando várias alternativas para que o cidadão possa acessar no Ganha Tempo, na Politec e também em diversos pontos que ficarão à disposição do cidadão mato-grossense. É um procedimento rápido e simples, só precisa levar o número do CPF e a certidão de nascimento ou casamento”, explicou.
Também participaram do lançamento: o deputado federal Fábio Garcia; o deputado estadual Beto Dois a Um; os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), César Roveri (Segurança Pública), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania), Laice Souza (Comunicação) e Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer) e Paulo Farias (Controladoria Geral); o diretor da Politec, Rubens Okada; e os vereadores Dilemário Alencar e Michelly Neves.