DA ASSESSORIA
[email protected]
O diretor-geral Paulo Rós e o diretor técnico Vinicius Gatto, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e o Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, apresentaram na manhã de hoje (13), as instalações da unidade hospitalar ao Promotor de Justiça da Saúde de Cuiabá, Milton Mattos.
A visita é de cortesia e tem a finalidade de conhecer todos os hospitais públicos e filantrópicos, que prestam atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, Cuiabá.
“Quero agradecer por ter sido bem recebido, assumi a pouco tempo a Promotoria de Saúde e então achei importante essa proximidade com os gestores do município e estado para conhecer melhor a realidade”, explicou o promotor.
Segundo o promotor, o HMC tem uma estrutura surpreendente e oferta serviços importantes como neurocirurgia, ortopedia e traumatologia.
“Confesso que fiquei surpreso de maneira positiva com a estrutura. O HMC é bem iluminado e tem corredores amplos. Foi possível visitar vários setores dentre eles; as UTIs, Enfermarias, Centros Cirúrgicos, Centro de Tratamento de Queimados e Urgência e Emergência”, revelou.
Segundo o diretor-geral, Paulo Rós, a visita do promotor é importantíssima para a gestão municipal.
“Agradeço a oportunidade de poder apresentar o nosso trabalho, para juntos buscarmos solução dos problemas, a fim de melhorar a saúde dos usuários do SUS. Seja sempre bem-vindo à nossa unidade hospitalar. A gestão e a diretoria da ECSP estão sempre à disposição”, enfatizou Rós.
O diretor técnico, Vinicius Gatto, acompanhou a visita e mostrou alguns dos serviços prestados tais como; câmera hiperbárica, equipamentos para exames de imagens como raio-x e tomografia computadorizada, além de outros. “O promotor constatou que tudo está funcionando dentro da normalidade. Foi possível também esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento das ações no âmbito da Saúde do município”, pontuou.
Para o Promotor de Justiça, Milton Mattos, o Ministério Público tem o papel não só de fiscalizar, mas também de buscar o diálogo com os entes no intuito de atender o bem comum.
“Notifiquei em relação ao fechamento dos leitos de UTIs Pediátricas, mas notei que a unidade tem outros leitos de UTIs dando retaguarda ao público infantil e a equipe de trabalho é bem grande. Avalio a visita como bem produtiva e como uma medida necessária para analisar as representações que chegam até nós, para melhor julgar as ações. Agradeço muito a receptividade da diretoria da ECSP”, finalizou o promotor.
ESTRUTURA HMC
Ao todo a estrutura compreende 315 leitos. Além disso, conta com heliponto, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), ambulatório com mais de 10 especialidades médicas, e exames como tomografia computadorizada, hemodinâmica, raio x, ultrassonografia, eco doppler, endoscopia, colonoscopia, modernos centros cirúrgicos e serviços laboratoriais de análises clínicas e oxigenoterapia hiperbárica.