DA ASSESSORIA
[email protected]
Membros do Ministério Público Federal se reuniram na tarde da última quarta-feira (15) com a nova diretoria da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso e também foi transmitido por meio de teleconferência. Com isso, membros atuantes nas unidades do interior do estado também participaram da reunião.
O encontro foi presidido pelo procurador da República Gabriel Pimenta, juntamente com a procuradora da República Valéria Etgeton de Siqueira. Eles receberam a nova superintendente regional da PF, Ligia Neves Aziz Lucindo; o delegado regional de Polícia Judiciária da PF, Marcos Vinicius Zampieri; o corredor regional, Rodrigo Martins; o chefe do Núcleo de Correições, Wilson Rodrigues; e o chefe do Setor de Inteligência Policial, Yssamu Nakahati.
Também participaram por videoconferência os procuradores da República atuantes no interior: Guilherme Fernandes Ferreira Tavares (Barra do Garças); Raul Batista Leite (Rondonópolis); Bernardo Meyer Cabral Machado e Julio Cesar de Almeida (Cáceres) e Fabrizio Predebon da Silva (Sinop); além do procurador da República em Cuiabá, Pedro Pouchain.
O procurador Gabriel Pimenta deu as boas-vindas à nova diretoria da PF, agradeceu a visita de cortesia, em nome do MPF, e enfatizou que o órgão está de portas abertas para as tratativas com a Polícia Federal, nos trabalhos conjuntos e nas operações. Já a procuradora Valéria falou sobre as modificações realizadas com a nova reestruturação, sobre a especialização de ofícios, que agora também estão localizados nas unidades do interior, e sobre a importância das instituições trabalharem conjuntamente.
A superintendente regional da PF, Ligia Neves Aziz Lucindo, ressaltou a importância de visitar o MPF, assim que chegou a Mato Grosso, e se colocar – juntamente com a instituição – à disposição do órgão ministerial. “Mato Grosso é um estado em franco crescimento e as demandas de segurança pública vão se sucedendo e, até em termos de importância, é preciso se articular muito bem para dar conta das demandas que vão aparecendo. Uma instituição sozinha não fará o que ela, como Estado, deveria fazer, mas em conjunto, sim. Essa é a estratégia para se fazer presente em todo o estado, contando com outras entidades”, ressaltou Ligia Neves.
Ao fim da reunião, a superintendente agradeceu a receptividade e enfatizou que as portas da Polícia Federal em Mato Grosso também estão de portas abertas para o MPF.
Também participaram da reunião a coordenadora jurídica, Simone Balster Moreira de Castilho e a chefe de gabinete, Letícia de Almeida Clementino Murta.