DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá está fazendo uma força-tarefa para reativar leitos no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, emprestando bombas de infusão para atender a UTI pediátrica da unidade. Quatro leitos já foram reabertos na noite desta sexta-feira, 17 de março.
Os equipamentos foram trazidos para a capital por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Foram emprestadas 20 bombas do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e 15 do Hospital Regional de Alta Floresta.
Os leitos parados por falta do equipamento foram identificados nessa quinta-feira (16.03) pela equipe técnica durante vistoria na unidade de saúde, com 246 leitos e apenas 76 pacientes internados, enquanto há uma fila de espera para internação.
Outros 19 leitos que estavam vagos no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá também estão sendo ocupados.
Intervenção
A intervenção da saúde de Cuiabá foi determinada em decisão colegiada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na última quinta-feira (09.03), após pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da saúde, como falta de médicos e remédios.
A intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde será até o dia 12 de junho de 2023, com a finalidade de reorganizar a administração do setor e cumprir decisões judiciais que determinam a realização de cirurgias, disponibilização de consultas e medicamentos, entre outras demandas reprimidas da saúde pública municipal.