DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, começou nesta segunda-feira, 10 de abril, o mutirão para agilizar a entrega de títulos definitivos de propriedades para as famílias cuiabanas, dos bairros Novo Terceiro, Jardim Leblon e Três Barras.
A população deve comparecer, até o dia 28 deste mês, na igreja católica do Novo Terceiro e do Três Barras e no Centro Comunitário do Jardim Leblon para fazer o cadastramento social, o qual é o primeiro passo para ter acesso ao título. O secretário de habitação Marcrean Santos enfatiza que estes bairros estão há mais de 30 anos aguardando a regularização fundiária e a determinação do prefeito é entregar 10 mil títulos de propriedade até o fim deste ano e mais 10 mil títulos em 2024.
Após o cadastramento social, a secretaria fará o encaminhamento dos processos e mandará para cartório para criar as matrículas e emitir os títulos definitivos, realizando o sonho de muitas famílias.
“O título de regularização fundiária é um avanço enorme, trazendo dignidade para o munícipe. O título agrega valor ao imóvel, é o direito definitivo para o morador, que poderá, inclusive, fazer financiamentos”, diz o secretário.
Nos três primeiros bairros atendidos pelo mutirão a expectativa é entregar 1.390 títulos, sendo 400 no Novo Terceiro, 510 no Jardim Leblon e 480 no Três Barras.
Presidente da Associação dos Moradores do bairro Jardim Leblon, Erenice da Silva Melo, afirma que a regularização dos lotes é uma luta antiga da comunidade, que estava ansiosa para receber o mutirão.
“Para nós, que há mais de 40 anos esperamos essa regularização, é um momento muito importante, de realização de muitos sonhos”, acrescenta o presidente da Associação dos Moradores do bairro Novo Terceiro, Antônio Fernando do Carmo.
No mês de maio, com equipes ampliadas, o mutirão vai chegar a mais de 10 bairros de Cuiabá: Nova Esperança, Jardim Botânico, Passaredo, Umuarama I e II, Novo Paraíso, Ouro Fino, Jonas Pinheiro, Jardim das Américas, Novo Colorado, Ribeirão do Lipa, Novo Milênio, Vila Nova do Coxipó e Barro Duro.
“Ampliamos as equipes para atender mais bairros em maio e, neles todos, faremos reuniões durante o mês de abril explicando para os moradores quais os documentos são necessários para a regularização do imóvel e o prazo para pedir o título”, explicou o secretário Marcrean.