DA ASSESSORIA
[email protected]
A Força Aérea da Ucrânia interceptou 18 mísseis lançados pela Rússia no país durante a madrugada de na terça-feira (16), segundo um general ucraniano no Telegram.
“Por volta das 3h30 de 16 de maio de 2023, os ocupantes russos atacaram a Ucrânia do norte, sul e leste com 18 tipos diferentes de mísseis aéreos, marítimos e terrestres”, disse o general Valerii Zaluzhnyi, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia.
A capital do país, Kiev, foi um dos locais atingidos pelo denso ataque, disse um alto oficial militar ucraniano em um post no Telegram.
“Desta vez, o inimigo lançou um ataque complexo de várias direções simultaneamente, usando UAVs, mísseis de cruzeiro e provavelmente mísseis balísticos. Este ataque foi excepcional em sua densidade, com o número máximo de mísseis de ataque no menor tempo possível”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade de Kiev.
Popko acrescentou que “a grande maioria dos alvos inimigos no espaço aéreo de Kiev foi detectada e destruída”.
Ele observou que a queda de detritos foi relatada nos distritos de Solomyanskyi, Shevchenkivskyi, Sviatoshynskyi, Obolonskyi e Darnytskyi, em Kiev.
O maior dano foi relatado em Solomianskyi, onde um prédio não residencial e vários veículos pegaram fogo, disse Popko.
“Somos gratos à nossa defesa aérea por proteger as vidas dos residentes de Kiev!”, disse.
Zaluzhnyi deu um detalhamento dos mísseis:
- 6 mísseis aerobalísticos Kh-47M2 Kinzhal disparados de seis aeronaves MiG-31K
- 9 mísseis de cruzeiro Kalibr de navios no Mar Negro
- 3 mísseis terrestres (S-400, Iskander-M)
Ele acrescentou que a Ucrânia também destruiu drones lançados pela Rússia durante a noite.
“O inimigo atacou com drones de ataque Shahed-136/131 e realizou reconhecimento aéreo com três drones de nível operacional e tático. Todos eles foram destruídos”, disse Zaluzhnyi no comunicado.
Trata-se do oitavo ataque a Kiev desde o início de maio, disse Popko.