https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-17-at-14.32.39.jpeg

US$ 180 MILHÕES

“Qual necessidade de adquirir empréstimo dolarizado?”, questiona

Mato Grosso Mais

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Janaina Riva (MDB) disse em entrevista na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, que espera que as explicações acerca do empréstimo dolarizado que o Governo do Estado quer contrair com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) sejam capazes de sanar as dúvidas dos deputados. Apesar de o secretário de Fazenda, Rogério Gallo ter sido convocado, quem compareceu foi o secretário-adjunto Fábio Pimenta.

“O que toda assembleia quer saber é qual o tamanho da necessidade do estado, de hoje tendo as contas em equilíbrio fiscal, qual a necessidade da gente adquirir mais um empréstimo hoje dolarizado especialmente pra viabilizar a educação […] Secretário Rogério Galo queria vir amanhã, mas eu conversei com os deputados e todos preferiam que viesse hoje até porque o projeto já estaria em pauta. Como o secretário Fábio Pimenta foi quem conduziu esse processo, porque ele era o secretário em exercício até ano passado, é nós não vimos prejuízo de que ele viesse aqui hoje explicar e falar sobre esse empréstimo que nós estamos pleiteando junto ao Bird”, disse a parlamentar.

A deputada disse ainda que os deputados gostariam de esclarecimentos sobre como o estado está economicamente, quais seriam os impactos para o Estado, qual a capacidade de endividamento, entre outros. Janaina contou que a PL pode ser votada ainda em primeira votação, pois o prazo de pedido de vistas já se encerrou, mas deixou claro que caso as explicações do secretário não agradasse os parlamentares, o projeto pode ser retirado de pauta.

“Agora o primeiro passo, primeiro entender na SEFAZ é como que o estado está economicamente falando, quais seriam os impactos pro estado de Mato Grosso, adquirindo empréstimo ou não, a capacidade que o estado tem hoje de endividamento e tudo mais […] O projeto pode ser votado hoje em primeira já. O período de vista dele venceu que seria um prazo de cinco dias, então hoje ele já está apto a análise. Agora, é claro também que se os deputados entenderem, que a explicação não foi boa o suficiente também, a gente pode retirá-lo de pauta e pensar em colocar no momento posterior. Mas eu vejo hoje, que alguns deputados têm dúvidas pontuais, então a presença do secretário vai ajudar, mas como eu disse, eu acho que ainda vai faltar a presença do secretário de educação e da secretária de agricultura”, explicou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 17 de maio de 2023 às 21:27:56
  • 17 de maio de 2023 às 19:08:13