DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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A Rumo acaba de finalizar as obras do primeiro viaduto da Ferrovia de Integração de Mato Grosso. Localizada no Km ferroviário 008+600 em Rondonópolis, a obra de arte passa por cima da BR-163 e foi construída sem interromper o tráfego intenso da rodovia. A nova ferrovia terá mais de 700 km ligando o Médio-Norte ao Sul do estado, sempre em direção ao Porto de Santos (SP).
O viaduto tem 107 metros de extensão e quatro vãos, sendo dois laterais com 23 metros de altura, e dois centrais com 30 metros de altura. A obra envolveu 120 profissionais do setor de engenharia e construção, 50 equipamentos e não registrou nenhum acidente durante os 220 dias de trabalho. De material, foram utilizados 190 mil m³ de terra, 1.900 m³ de concreto e 250 toneladas de aço.
As partes pré-moldadas que compõem o viaduto foram deslocadas in loco, e as vigas foram movimentadas por guindastes com capacidade para içar 450 toneladas. Na área ambiental, a concessionária mapeou e acompanhou o resgate da flora e fauna locais em uma área total de 16 hectares, equivalente a 16 campos de futebol.
A entrega do viaduto faz parte de um cronograma dividido em módulos e com investimento total estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. Estima-se a geração de 186 mil empregos no Estado de Mato Grosso, potencializando a economia e tornando o país mais capacitado para o desenvolvimento sustentável.
O projeto da ferrovia estadual consiste em um importante corredor logístico, que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá no estado do Mato Grosso. Para a primeira fase de 211 quilômetros até Campo Verde, os custos variam entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. A construção desse trecho deve ser executada até 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações. Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Rumo inicia as obras de terraplanagem e drenagem dos 211 quilômetros previstos entre as cidades de Rondonópolis e Campo Verde, que receberá novas obras de grande porte.