DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Não há dúvidas de que a carne mato-grossense tem qualidade e que o pecuarista consegue entregar qualidade, mas quais são os fatores que afetam a decisão de compra dos consumidores? E como a inovação está presente a todo momento em nosso dia a dia? Estes foram alguns dos assuntos tratados no Acricorte 2023 que encerra nesta sexta-feira (19/05) se consolidando como o maior evento da pecuária brasileira promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Andrea Mesquita, fundadora e CEO do Território da Carne, destaque entre os maiores zootecnistas do país pela Beef Point/2018 e Top five Agro Influenciadores do Brasil, deu o recado: “A gente está ficando cada dia melhor em vender característica do produto. Mas o consumidor não busca característica, ele quer saber dos benefícios da carne”, alertou.
Segundo ela, as macrotendências do consumo de carne para 2023 são: pressões econômicas, sustentabilidade, conveniência, tecnologia e saúde e bem-estar das pessoas. “A economia está passando por um momento desafiador sim, mas é neste momento que não podemos segurar o marketing. Este é o melhor momento de se fazer presente. A nossa marca é a carne”.
Conforme Andrea, 40% dos consumidores de carne buscam conveniência e tempo, por isso é necessário falar a linguagem do consumidor e estudar comportamentos de consumo. Ela exemplificou a praticidade das embalagens, dos cortes e informações nos rótulos que os consumidores desejam saber. “Sustentabilidade e bem-estar animal fazem parte da qualidade óbvia, não devendo ser ofertada como diferencial ou atributo extra de qualidade”, disse referindo-se ao olhar que o setor produtivo deve ter ao comunicar sobre a carne.
Inovação – Martha Gabriel, em sua palestra magna oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), detalhou o conceito de inovação e como ela é aplicada no dia a dia. Martha é ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios e inovação e autora de best sellers.
“Inovação para dar certo precisa de método. Sem método não conseguimos inovar. O mundo muda o tempo todo. O ritmo de hoje é diferente. Se a gente não inovar não dá conta do ritmo do mundo”, afirmou Martha.
Para não ser substituído por um robô, Martha orienta que as pessoas conheçam e aprendam a utilizar as tecnologias. “A gente vai ser substituído por alguém que sabe usar melhor a tecnologia. Conviva com pessoas que testam tecnologias diferentes. Tem que entender de tecnologia para saber onde ela vai impactar”, alertou.
Acricorte 2023 – Mais de 2 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais do agro, associados, lideranças e autoridades públicas, participam desta terceira edição do Acricorte que também conta com 48 empresas expositoras.
O objetivo do Acricorte é ofertar conhecimento e tecnologia aos pecuaristas e promover o debate sobre sustentabilidade e modernização da cadeia produtiva da carne.
Este ano o evento conta com nove palestrantes renomados, trazendo temas como produção, mercado, sustentabilidade, inovação, pastagem do futuro e tendências para o mercado da pecuária.
Mais informações acompanhe no site https://acrimat.org.br/portal/projeto/acricorte-2023-programacao/ e nas redes sociais (@acrimat.associação).