https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/ce60d33c0c7b0f8a1f4bd81f6c289c4b.jpg

AGRICULTURA

Respeito ao ambiente, conectividade no campo e ciência devem ser legados

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse na noite de segunda (22) no Programa Roda Viva, da TV Cultura, que pretende deixar como legado de sua gestão o reconhecimento de um ministro contemporâneo, que pensa à frente de seu tempo. “Quero ser lembrado como quem estimulou o respeito ao meio ambiente, que o produtor sinta orgulho de produzir tanto preservando.

Quero ser lembrado como o ministro que respeita a ciência, investindo na Embrapa.” Essas afirmações se somaram ao desejo de ver implementada no país a conectividade no campo, bandeira que defende desde o período em que foi eleito senador da República.

Fávaro foi entrevistado por Mariana Grilli, jornalista de Agronegócios da Exame, Raphael Salomão, editor-assistente da revista Globo Rural, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo, Eduardo Scolese, editor de Política da Folha de S. Paulo, e Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro/ Agência Estado.

O comando do programa foi da jornalista Vera Magalhães. Um tema recorrente nas perguntas foi o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que em abril fez ocupações de terra em alguns Estados brasileiros.

Fávaro disse reconhecer a legitimidade do movimento e considera justo o sonho de trabalhar na terra, mas reforçou que toda reivindicação deve ser feita dentro da lei. Segundo o ministro, manifestações pacíficas são saudáveis numa democracia, mas invasões de terras produtivas e de terras públicas são inaceitáveis.

Demarcação de terras indígenas, atuação da Embrapa em prol de pequenos produtores, a divisão do Ministério da Agricultura e Pecuária em três, o trabalho análogo à escravidão em vinícolas do sul do país, a Conab, o Plano Safra e a atuação do PSB foram

alguns outros temas que surgiram na entrevista. O programa pode ser visto no canal do YouTube do Roda Viva.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de maio de 2023 às 16:24:21