https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1111-14.jpg

JOGADOR DESTAQUE

De volta à Seleção, Malcom é o brasileiro com mais gols em ligas nacionais da Europa na temporada

Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O atacante Malcom foi uma das novidades na convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Guiné e Senegal, em 17 e 20 de junho. Em entrevista após o anúncio da lista, o técnico Ramon Menezes chegou a tratar o jogador do Zenit, da Rússia, como um estreante, mas ele já havia sido chamado outras duas vezes por Tite, em 2018 e 2021.

Em nenhuma dessas oportunidades, porém, Malcom teve chances de jogar. Na primeira, ficou no banco nas partidas contra Arábia Saudita e Argentina. Na outra, teve que deixar o grupo brasileiro para retornar à Rússia, por determinação do Zenit.

Campeão olímpico em 2021, Malcom vive grande fase. Ele é o brasileiro atuando na Europa com mais gols em uma liga nacional nessa temporada. Ele marcou 23 vezes na campanha do pentacampeonato russo.

Considerando a Taça e a Supertaça da Rússia, Malcom soma 26 gols em 33 jogos, além de seis assistências, uma média de uma participação direta em gol por partida.

Em um recorte mais específico, com apenas as seis ligas mais fortes da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal), o posto de goleador brasileiro no Velho Continente cabe a Gabriel Martinelli, do Arsenal, que fez 15 gols no Campeonato Inglês. Convocado para Copa, o jogador ficou fora das duas listas de Ramon – dessa vez, está se recuperando de lesão no tornozelo.

Brasileiros com mais gols nas ligas nacionais europeias na temporada 2022/2023*:

  • Malcom (Zenit, Rússia): 23
  • Jefferson Assis (Gzira United, Malta): 20
  • Jairo da Silva (Pafos FC, Chipre): 18
  • João Magno (Dudelange, Luxemburgo): 16
  • Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra): 15

Malcom tem apenas 26 anos, mas já é bastante rodado no futebol. Revelado pelo Corinthians, ele se transferiu em 2016 para o Bordeaux, da França, e de lá seguiu para o Barcelona, em 2018, por 41 milhões de euros. Um ano depois, o Zenit pagou quase o mesmo para contratá-lo.

Além do atacante, a convocação de Ramon Menezes tem outros quatro nomes que nunca entraram em campo pela Seleção principal: os laterais Vanderson e Ayrton Lucas, o zagueiro Nino e o meia Joelinton.

Confira a lista de convocados por Ramon para esses amistosos:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo);
  • Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras);
  • Atacantes: Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras) e Vini Jr (Real Madrid).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *