DA CNN BRASIL
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Varejistas grandes e pequenos dos EUA dizem que estão lutando para conter uma escalada nos crimes nas lojas – de pequenos furtos a ataques organizados de roubos em grande escala que limpam prateleiras inteiras de produtos.
A Target informou na semana passada que estava se preparando para perder meio bilhão de dólares este ano por causa do aumento de roubos.
Nordstrom, Whole Foods e algumas outras grandes redes disseram que estavam abandonando San Francisco pela mudança nas condições econômicas ou na segurança dos funcionários. Muitos outros varejistas culparam o crime pelo fechamento das lojas.
Não está claro se o crime está se tornando significativamente mais grave. Mas, à medida que os temores econômicos crescem em meio à inflação e ao aumento dos custos dos empréstimos, o furto em lojas geralmente vem acompanhando esse cenário, dizem observadores do setor.
A necessidade e a oportunidade tornam-se catalisadores poderosos para aumentar os incidentes de crimes no varejo, apontam os especialistas.
“Uma comunidade pode estar enfrentando grandes perdas de empregos e as pessoas não conseguem encontrar outro trabalho com facilidade. Agora eles não podem pagar as necessidades básicas”, disse Read Hayes, criminologista da Universidade da Flórida e diretor do Conselho de Pesquisa de Prevenção de Perdas, que tem membros varejistas como Walmart, Target, Home Depot e Gap.
Ele descreveu dois tipos de roubo de lojas que assolam os varejistas atualmente.
“Há uma tendência de pessoas que talvez nunca tenham roubado antes, elas não são sofisticadas na forma como o fazem. Eles estão levando necessidades como pão e carne. Estamos vendo um pouco disso”, explicou.
O balde maior, no entanto, é o crime de oportunidade. “Isso é crime organizado no varejo. É uma equipe oportunista roubando itens específicos de um único lugar ou um item de vários lugares para revendê-los”, disse Hayes. Os bens roubados frequentemente são mais vendidos on-line, para lojas familiares da vizinhança ou em feiras de rua, por exemplo.
Dificuldades econômicas
Entre os gatilhos para os ladrões de lojas está a inflação. Embora esteja diminuindo – lentamente – os preços nos Estados Unidos continuam subindo, mesmo depois de dois anos de consumidores suportando preços dolorosamente altos no que precisam para sustentar a si e suas famílias.
A angústia econômica é amplificada em consumidores com orçamento limitado durante períodos inflacionários, explicou Burt Flickinger, especialista em varejo e diretor-gerente da consultoria de varejo Strategic Resource Group.
“Milhões de pessoas nos EUA não podem pagar suas compras completas ou um tanque cheio de gasolina, pagar pelo transporte público, suas contas domésticas ou pagar suas dívidas de cartão de crédito.”
De acordo com uma pesquisa recente da Gallup, três em cada cinco pessoas dos EUA, ou 61%, estão passando por dificuldades financeiras devido ao aumento dos preços. Entre eles, as famílias de baixa renda relataram sentir a maior tensão em relação às faixas de renda mais alta.
“Mesmo com a redução da inflação, o efeito dos preços altos contínuos ampliou a dor financeira que os americanos estão sentindo”, disse o relatório do Gallup. A recente desaceleração da inflação “até agora fez pouco para proporcionar alívio aos americanos, e podem ser necessárias mudanças mais dramáticas nos preços para que os efeitos nocivos da inflação diminuam”.
O agravamento do fardo financeiro para muitos desses lares é a perda dos aumentos da era Covid para a ajuda alimentar no início deste ano, o que provavelmente está criando mais restrições para as famílias, aponta o relatório.
“O que está acontecendo na economia é importante quando você analisa o crime no varejo como um todo, mas também o que está acontecendo mais localmente, em cidades e bairros”, disse Hayes, da Universidade da Flórida.
Uma visão mutante do crime
Mark Cohen, diretor de estudos de varejo da Columbia Business School, concorda que o problema “de várias camadas” da escalada do crime no varejo dos EUA ilumina o sofrimento social em qualquer momento.
“Estamos em um período em que o mau comportamento é legitimado, até mesmo normalizado”, explica Cohen. “A violência armada explodiu, o mau comportamento entre os cidadãos explodiu, a discórdia civil é alta e os americanos estão muito polarizados”.
O crime no varejo também é uma consequência infeliz disso. “É uma manifestação de mau comportamento. Posso simpatizar com alguém que rouba um sanduíche porque está com fome, mas não com um ladrão limpando uma prateleira inteira de produtos e saindo calmamente de um estabelecimento da Target.”
Segundo a National Retail Federation (NRF), o maior grupo comercial do setor, o roubo em grande escala em lojas está se tornando uma parte importante do “encolhimento” anual do varejo, um termo que se refere a mercadorias que desaparecem devido a roubo, fraude, danos e outros motivos.
A NRF disse que o encolhimento anual total atingiu US$ 94,5 bilhões em 2021, acima dos US$ 90,8 bilhões de 2020. Quase metade foi atribuída ao roubo em larga escala de produtos. O grupo disse que os varejistas viram, em média, um aumento de 26,5% nesse tipo de roubo em relação ao ano anterior.
Varejistas estão perdendo lucro
Para a Target, o escopo do desafio é imenso, disse o CEO da companhia, Brian Cornell, a analistas durante a teleconferência de resultados da empresa na semana passada.
“O problema afeta a todos nós, limitando a disponibilidade do produto, criando uma experiência de compra menos conveniente e colocando nossa equipe e clientes em perigo”, explica, classificando como uma questão urgente “não apenas para a Target, mas para toda a indústria do varejo”.
O varejista disse à CNN que estava enfrentando inúmeros incidentes nas lojas da Target em todo o país de furto e crime organizado no varejo.
Embora nenhum item esteja sendo poupado, muitos dos produtos frequentemente roubados são de primeira necessidade, como sabonetes, xampus e outros itens de higiene pessoal.
Mas a questão vai muito além da Target, acredita a empresa. “Embora estejamos fazendo tudo o que podemos para resolver a questão, é um problema da indústria e da comunidade que não pode ser solucionado por um único varejista”, disse Cornell.
Mesmo com um indicador do varejo como a Target soando o alarme sobre o roubo em lojas como uma tendência generalizada, persistente e cada vez pior, a gravidade do problema em si pode ser difícil de provar.
Dentro da indústria, pelo menos um grande player, por exemplo, argumentou que o estão exagerando o problema.
A Walgreen’s, no início deste ano, mudou sua opinião sobre o roubo de lojas prejudicando seus negócios, dizendo: “Talvez tenhamos chorado demais no ano passado”.
O Walmart, rival da Target, que tem mais de 100 milhões de compradores em suas lojas nos EUA toda semana, disse que o aumento de roubos em lojas pode forçá-lo a aumentar seus preços se a tendência não se corrigir. “Se isso não for corrigido com o tempo, os preços serão mais altos e/ou as lojas fecharão”, disse Doug McMillon, CEO da companhia, em entrevista à CNBC em dezembro.
Ao mesmo tempo, o Walmart também vem fechando estabelecimentos pelo seu fraco desempenho e queda nas vendas, não por causa do crime.
Apesar desses sinais conflitantes, o que não se pode argumentar é que os varejistas são e continuarão a ser vulneráveis a furtos em lojas, disse Flickinger, da Strategic Resource Group.