https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/48316525130052023_WhatsApp_Image_2021-01-25_at_07.21.01.jpeg

LÉVERSON GOMES

Crescer e ajudar a crescer no mercado de capitais

Divulgação

Em maio a RSA Capital, sediada em Cuiabá, completou 8 anos de existência e entende bem o processo desafiador de empreender no mercado financeiro, mas também reconhece o quanto é gratificante participar da expansão e crescimento de quem confia seu patrimônio, ao passo que também se consolida e cresce junto no setor.

O mercado financeiro desde sempre foi um mercado bastante desafiador e os maiores desafios era conseguir converter as necessidades dos clientes para uma linguagem que pudesse transmitir segurança e confiança para os investidores e/ou player financeiros, de forma que pudéssemos encontrar a melhor solução de crédito.

Assim surgiu a RSA, com seu o propósito de assessorar empresas na busca por soluções de crédito junto ao mercado financeiro. A ideia era entender a demanda ou necessidade do cliente de forma a buscar uma solução personalizada para cada situação.

Ajudar a crescer, na expansão, é o trabalho – crescer junto é a consequência desse trabalho.

As principais conquistas foram os resultados alcançados na construção de soluções personalizadas para nossos clientes, que fizeram com que eles pudessem crescer e se desenvolver, seja através de volume de faturamento, seja expandindo seus negócios. Isso proporcionou criar uma rede de relacionamento fidelizada, não só junto a nossos clientes, mas também com nossos parceiros provedores de crédito.

Num outro cenário, à medida que o aperfeiçoamento constante ocorria, também se consolidava o nome e expertise no setor econômico – sendo referência nacional para pautas jornalísticas relacionadas à economia, por exemplo.

Ao longo do período de 8 anos, se sobressaiu a característica de não ficar preso a produtos específicos, tendo a criatividade como papel estruturante de todas as soluções e operações de crédito personalizadas. Nesse sentido, além do mercado tradicional bancário, ressalta a predisposição em buscar alternativas via mercado de capitais.

Ação acertada e, também, consolidada. Em 8 anos, o mercado de capitais foi amadurecendo, sendo uma fonte de crédito muito importante para setores como o de transportes, imobiliário, agronegócio, entre outros.

Criatividade também significa ampliar horizontes. Se embarcar no mercado de capitais por si só já é desafiador, inovar nos processos requer audácia, coragem e comprometimento. A RSA, por exemplo, é pioneira no processo de M&A (“Merge and Acquisition”, ou “Fusão e Aquisição”) no setor do agro. Esse processo inclui todas as etapas envolvidas na fusão ou aquisição de uma empresa, do início ao fim.

Teve atuação importante no processo de consolidação do mercado de revenda de insumos agrícolas, primeiramente com o movimento feito pelo mercado de revenda e depois de revenda de insumos para pecuária, com a fusão dos Grupos Agroboi e Suprema Agro.

Também merece destaque importantes investimentos para que a RSA se tornasse estruturadora de FIDC’s (Fundo de Investimento de Direitos Creditórios), se habilitando também junto a ABMBIMA para atuar como Consultoria Especializada.

Apesar dos desafios dos primeiros anos, a RSA originou e estruturou volume superior a BRL 2,5 BI em operações e isso só foi possível pela confiança que nossos clientes depositaram em nós.

Atualmente a sede da empresa fica em Cuiabá-MT, além de mais dois escritórios no estado e um programa de parceiros que nos permite uma ampla atuação em diversas regiões do Brasil.

Manter o que está dando certo, com criatividade. Crescer organicamente, aumentando a base de clientes sem perder a essência da pessoalidade, ou seja, continuar a estar próximo do cliente, entendendo a sua necessidade e contribuindo com seu crescimento e crescendo junto.

*Léverson Gomes, diretor comercial na RSA Capital

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *