https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-02-at-07.42.31.jpeg

SAÚDE

Intervenção intensifica vacinação contra a gripe e ações itinerantes em Cuiabá

O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá intensificou a vacinação contra a gripe com ações itinerantes para ampliar a imunização da população no município. As equipes estão indo em casas de repouso, escolas, creches, instituições públicas e privadas.

Está sendo vacinada toda a população a partir de 6 meses de idade, seguindo orientação do Ministério da Saúde de continuidade à campanha de imunização até o término dos estoques da vacina.

Entre as pessoas já imunizadas fora das unidades estão moradores em situação de rua, além de idosos que vivem em abrigos, pacientes em tratamento em residências terapêuticas, profissionais da educação, policiais e trabalhadores que fazem a limpeza das ruas da capital.

Nesta quinta-feira (01), os profissionais de saúde do programa Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, foram ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

“É muito importante irmos até as pessoas, principalmente as mais vulneráveis porque dificilmente elas iriam procurar as unidades de saúde para se vacinarem. Muitas não têm nem documento de identificação, mas pegamos os dados com a pessoa e fazemos o cartão de vacina ou anotamos os dados e lançamos no sistema”, afirmou a enfermeira Leandra Maria de Lourdes, que é técnica responsável pelas equipes do programa.

No entanto, qualquer pessoa pode ser vacinada no local onde a equipe estiver. “Não negamos atendimento a ninguém, sendo população de rua ou não”, pontuou.

Também foram vacinados nesta quinta-feira mais de 200 profissionais da Secretaria Estadual de Educação, e a estimativa é vacinar outros 150, nesta sexta-feira (02.06). Ao todo, 380 pessoas já foram imunizadas.

Instituições públicas ou privadas que tiverem interesse em receber a equipe de imunização de Cuiabá podem fazer a solicitação pelo e-mail [email protected].

A vacinação itinerante busca, principalmente alcançar o público prioritário da campanha, como idosos, crianças, professores, trabalhadores da saúde e das forças de segurança, gestantes e puérperas.

Cuiabá já aplicou 75.836 doses da vacina contra a influenza. Mas o número está abaixo da meta, considerando que a população alvo da campanha é composta por 218.204 pessoas. Desses grupos, apenas 26,69% foram vacinados.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de junho de 2023 às 13:05:58
  • 2 de junho de 2023 às 12:52:22