DA REDAÇÃO TRT MT
[email protected]
Estudantes do 10 semestre do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus Diamantino conheceram um pouco mais sobre o processo eleitoral, durante uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta quarta-feira (07.06).
Na iniciativa, que é realizada pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), os(as) acadêmicos(as) passaram pelo Memorial da Justiça Eleitoral, onde tiveram a oportunidade de saber mais sobre a história do processo eleitoral.
Da urna de pelouro, passando pela urna de lona, até chegar à urna eletrônica, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, explicou como funcionava o processo de votação e como funciona atualmente, reforçando os mecanismos de segurança e auditorias realizadas.
O vice-diretor da EJE-MT, juiz-membro na categoria jurista Eustáquio Inácio de Noronha Neto, ressaltou a importância da participação dos(as) estudantes, que estão na reta final do curso.
“Este é um momento muito rico, em que eles(as) têm acesso a informações técnicas que são essenciais para combater desinformações e contribuir para o envolvimento de mais pessoas no processo eleitoral”. A visita também contou com a presença do juiz-membro substituto na categoria jurista, Pérsio Oliveira Landim.
Segundo o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, que também acompanhou a visita, este contato direto com a Justiça Eleitoral é fundamental para a formação acadêmica na área de Direito.
“As eleições são frutos de uma soma de esforços entre o TRE-MT, Ministério Público Federal, órgãos estaduais, a sociedade, dentre outras instituições. Tudo é feito da forma mais transparente possível e conhecer isso de perto é algo muito relevante”.
A estudante Mariana de Barros Magalhães, que é natural de Cuiabá e foi para Diamantino cursar a faculdade, tomou a frente do agendamento junto à EJE-MT e disse que ficou emocionada com a visita.
“É uma oportunidade única de conhecer o processo eleitoral e a segurança, até porque somos bombardeados(as) com informações o tempo todo. Então, ter alguém que nos explique melhor como funciona é extremamente enriquecedor”.
Para o professor Bernardo Calixto Pinheiro, que ministra a disciplina de Direito Constitucional Contemporâneo e acompanhou os(as) acadêmicos(as), a visita propiciou o conhecimento sobre o processo eleitoral e ferramentas para desmistificar questões que são deturpadas ou até mesmo nebulosas.
“Eles, como estudantes do interior do estado, puderam ter contato direto com pessoas qualificadas da Justiça Eleitoral e, a partir disso, poderão, como agentes sociais e atores jurídicos, futuramente, contribuir para que se tenha um pensamento diferente a partir desta experiência”.
Após a palestra no Memorial, os(as) estudantes conheceram o Depósito de Urnas, a Biblioteca do TRE-MT, o Plenário, e tiveram contato com os equipamentos eletrônicos de votação, na Sala de Aula da EJE-MT.