DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi marcada por um embate entre mulheres que colocaram a favor e contra, em relação às falas e vídeos do deputado Gilberto Cattani (PL) nos últimos dias. As galerias estavam cheias na manhã desta quarta-feira, 7 de junho.
Munidas de cartazes, militantes de movimentos de esquerda e do LGBTQIA+, (Lésbicas, Gays, Bissexuais e mais) gritavam pedindo a cassação do deputado. Enquanto do outro lado, mulheres com camiseta verde e amarela e com bandeiras do Brasil, se manifestaram com gritos de “Pró-vida”.
A Polícia Militar foi acionada e esteve nas galerias para reforçar a segurança no local e acalmar os ânimos.
Cattani será investigado na ALMT após suas falas preconceituosas em relação às mulheres. Em um primeiro momento o deputado fez uma comparação entre mulheres gravidas e vacas prenhas, durante a reunião de abertura da Frente Parlamentar Contra o Aborto Pró-Vida. Dias depois o deputado aparece em tom irônico pendido desculpas as vacas por compará-las a mulheres feministas.
A Comissão que irá investigar o deputado será instaurando na próxima semana, assim que o presidente da Casa, Eduardo Botelho (UB) voltar de férias. O processo deve durar cerca de 60 dias.
Veja vídeos: