https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-09-at-15.06.06.jpeg

AÇÃO DA INTERVENÇÃO

Retomada de raio-X em UPAs reduz tempo de diagnóstico: “atendimento está muito bom e rápido”, afirma paciente

Assessoria

Desde que o serviço de raio-X foi retomado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá, o tempo entre a realização do exame e o diagnóstico dos pacientes reduziu em até 4 horas. O serviço foi retomado pelo Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde da Capital, em abril de 2023, depois de ficar mais de quatro meses suspenso, durante a gestão municipal. Desde então, já foram realizados mais de 4.700 exames.

Antes da intervenção, os pacientes tinham que ir até o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá para fazer o exame de raio-X e, por isso, havia demora no atendimento.

A paciente Rosângela Evangelista, de 66 anos, que estava com uma síndrome respiratória, fez o exame na UPA Verdão e em torno de 10 minutos já obteve o resultado.

“O atendimento foi muito bom e rápido. A disponibilidade do raio-X na unidade facilita muito. Eu trabalho na saúde e sei que muitas pessoas não têm condições de se deslocar para fazer exame em outra unidade. Até sair daqui e voltar demora entre 2 e 4 horas, e o atendimento aqui levou em torno de meia hora”, afirmou a assistente Elaine Queiroz, filha de dona Rosângela.

O vigilante Pérsio Luís Amorim, 50 anos, também recebeu atendimento rápido na UPA do bairro Morada do Ouro, após ter sofrido um acidente de moto enquanto fazia rondas como segurança particular.

“Caí com o ombro direito no chão e vim aqui (na UPA) tirar um raio-X para ver o que aconteceu porque dói muito. Primeiro, fui à unidade do bairro CPA 4 para uma consulta, e eles me deram um encaminhamento para fazer o exame. O atendimento foi rápido, fui bem atendido, foi ótimo”, avaliou.

Ao acompanhar a mãe, Nerci Alves Juvenal da Silva, de 77 anos, na UPA Verdão, Milton Juvenal da Silva Filho também disse ter notado a diferença no atendimento em relação às outras vezes em que esteve na unidade.

“O atendimento está tranquilo. Facilita muito fazer tudo no mesmo lugar. A gente percebe que está melhorando, já vim várias vezes. Antes era ruim e muito demorado, e agora até a limpeza melhorou”, pontuou Milton, enquanto aguardava a mãe fazer o exame.

Para o médico Mário Francisco Bezerra, que trabalha na unidade do bairro Verdão há oito anos, a realização do exame de imagem garante agilidade no atendimento aos pacientes.

“Eu faço a solicitação de um raio-X e em meia hora já estou com o resultado em mãos. O da dona Rosângela, por exemplo, não demorou nem 10 minutos”, destacou.

Conforme o médico, o exame é necessário para melhor precisão no diagnóstico. “Quando veio a pandemia da Covid-19, nós vimos que o estetoscópio não era suficiente para ver o grau de comprometimento pulmonar. Ter o raio-X na unidade ajuda muito mesmo”.

Retomada do serviço

Os exames de raio-X foram retomados nas Unidades de Pronto Atendimento dos bairros Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos, em abril deste ano, depois de mais de quatro meses suspensos.

Os equipamentos tinham sido recolhidos em novembro de 2022 por falta de pagamento à empresa prestadora do serviço. Com o retorno do serviço de raio-X, já é possível perceber uma melhora no atendimento aos usuários do serviço de saúde pública de Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *