DA REDAÇÃO PREFEITURA DE CUIABÁ
[email protected]
A força-tarefa de combate ao frio, formada pelos profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com os voluntários da campanha Aquece Cuiabá, deu continuidade aos trabalhos nesta terça-feira (13), com a entrega de 200 cobertores e 450 refeições em diversos pontos da capital, inclusive em comunidades carentes.
A entrega de alimentação e cobertores é realizada rotineiramente pela equipe de Abordagem Social do Centro Pop. No entanto, durante as frentes frias, esse trabalho é intensificado com o objetivo de retirar essas pessoas das ruas devido ao frio.
“Recebemos o relatório do primeiro dia e esse público tem buscado muito as nossas unidades para se proteger do frio. Tanto que o número de refeições no segundo dia para as pessoas em situação de rua foi pequeno em relação ao primeiro, pois a grande maioria delas está nas unidades”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro.
“Aproveitamos a vulnerabilidade dessas pessoas para oferecer todo o encaminhamento social, com o objetivo principal de retirá-las permanentemente das ruas, por meio da oferta de toda a nossa gama de serviços sociais”, destacou.
De acordo com os dados da Coordenadoria de Proteção Social Especial, as unidades de acolhimento institucionais atingiram a capacidade máxima de 250 vagas nos três albergues municipais.
Na manhã desta quarta-feira (14), foram abertas cinco vagas para ocupação temporária durante os dias de frio, que têm previsão de registrar temperaturas mínimas abaixo de 10º C.
No ano passado, foram encaminhadas 2.218 pessoas ao Centro Pop, que oferece acolhimento institucional a pessoas em situação de rua.
Este ano, o número já ultrapassou 1,4 mil em trabalhos realizados constantemente nas ruas.
A força-tarefa também conta com a ajuda dos voluntários da campanha Aquece Cuiabá, idealizada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama, que já distribuiu mais de 70 mil cobertores desde 2017.
Os cobertores são destinados às famílias em vulnerabilidade social indicadas pelos conselhos municipais e à população em situação de rua, sendo essa ação realizada constantemente devido à realidade e às condições das ruas.