DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Reconhecer o trabalho de jornalistas que levam informações sobre a produção de soja e milho para a população. Esse foi o objetivo do 1º Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), na noite desta quarta-feira (21), que premiou jornalistas de rádio, TV, impresso e Web.
Dentre os temas abordados pelos profissionais da comunicação, estavam a armazenagem de grãos, produção de etanol de milho, biodiesel de soja, uso do diesel nas fazendas, produção indígena, produção de grãos no Cerrado, assim como os desafios da produção em Mato Grosso. Veja todos os nomes dos vencedores abaixo.
Para o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, o prêmio valoriza os profissionais da comunicação e incentiva aqueles que ainda não conhecem a buscarem informações sobre esse setor que, para Lucas, é incompreendido por muitos. Além disso, o vice-presidente da Aprosoja-MT explica que a classe precisa estar mais próxima da sociedade, e a imprensa cumpre esse papel.
“Esse prêmio vem para valorizar esses profissionais, principalmente quem busca entender melhor o setor e também incentivar os que não conhecem, que busquem mais informação para ajudar a gente se comunicar com a sociedade, levando a verdade da sustentabilidade do agro brasileiro”, disse o vice-presidente.
Já o jurado técnico Rafael Walendorff, repórter do caderno de Agronegócios do Valor Econômico, lembrou que existem poucos prêmios nesse setor e que a iniciativa da Aprosoja-MT vem incentivar ainda mais quem faz a cobertura do agronegócio mato-grossense e brasileiro para levar ainda mais informações para a sociedade.
“É uma iniciativa muito importante da Aprosoja-MT, que reconhece o trabalho dos nossos colegas. A gente teve uma experiência muito gratificante de poder acompanhar o trabalho de quem mora em Mato Grosso, onde realmente a produção acontece, onde a realidade está, de fato. É uma iniciativa importante e tem que ser aplaudida por todos”, disse Rafael.
A secretária de Comunicação do Governo de Mato Grosso, Laice Souza, também prestigiou o evento e destacou que o 1º Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo estimula a produção de conteúdos sobre o setor do agronegócio, que é o principal motor da economia mato-grossense, gerando emprego, renda e arrecadação para o Estado investir.
“É o setor que é responsável pelo PIB brasileiro ser favorável, é um prêmio que a gente tem que elogiar e valorizar. Estou aqui hoje, representando o Governo do Estado, para valorizar essa iniciativa da Aprosoja, pois enquanto profissional do jornalismo que eu sou, acho que isso só valoriza ainda mais a nossa categoria”, concluiu Laice.
O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e vice-presidente da Aprosoja-MT na região Norte, Ilson Redivo, também participou da solenidade e o tarimbado jornalista Onofre Ribeiro recebeu a mais alta honraria da Aprosoja-MT, o prêmio “O Cultivador”.
Veja quem foi premiado:
TV:
1º lugar: Leandro Agostini, TVCA
2º lugar: Bruno Bortolozo, TVCA
3ª lugar: Olmir Cividini, Canal Rural
Web:
1º lugar: Mikhail Favalessa, MídiaJur
2º lugar: Helena Corezomaé, Primeira Página
3º lugar: Débora Siqueira, RepórterMT
Rádio:
1º lugar: Jota Passarinho, Mato Grosso no Ar
2º lugar: Júlia Munhoz, Mato Grosso no Ar
Impresso:
1º lugar: Silvana Bazani, Jornal A Gazeta
2º lugar: Jaqueline Hatamoto – Revista em Pauta
Destaques regionais:
Olmir Cividini, Canal Rural, região Oeste
Safira Campos, PNB Online, Baixada Cuiabana
Maycon Araújo, TVCA, região Sul
Letícia Borsari, TVCA, região Norte