DA CNN BRASIL
[email protected]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta segunda-feira (26), com os ministros com gabinete no Palácio do Planalto para tratar do que é prioridade para o governo antes do recesso parlamentar e separar as pautas que ficarão mesmo para o segundo semestre, como o lançamento de novos programas de governo.
Estarão no encontro, os ministros palacianos, Rui Costa, da Casa Civil; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Lula voltou ao Brasil, nesse fim de semana, após viagem à Europa e, entre os assuntos, ainda não formalizou a mudança no comando do Ministério do Turismo. A expectativa é de que isso aconteça ainda nesta semana.
Outra pendência é a votação da reforma tributária, que deve ocorrer em julho, na Câmara.
Auxiliares do Planalto afirmam que o governo irá discutir as últimas medidas que devem ser tomadas para garantir o fechamento do semestre, como a liberação de mais recursos de emendas e o preenchimento de cargos.
Um ministro que irá participar da reunião disse à CNN, nesta segunda-feira (26), que é hora de “começar a pensar o segundo semestre”. Entre as prioridades, o ministro destacou o novo PAC, que será lançado em julho; um novo Luz Para Todos, para ampliar acesso à energia elétrica; e o Mais Especialistas, programa para aumentar a oferta de médicos específicos, como cardiologistas e neurologistas, no país.
É aguardada uma nova etapa do governo, em que Lula reduzirá agenda de viagens internacionais.