DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), está participando do XI Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, que debate temas ligados à democracia, gestão pública e governança digital. O evento, que teve início nesta segunda-feira (26) e conta com a participação da deputada Janaína Riva (MDB) e do governador Tarcísio Gomes (Republicanos), segue até o dia 28 de junho.
Com o tema central “Governança e Constitucionalismo Digital”, o encontro, que também reúne autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e Europa, foi organizado pela Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ/FGV) e acontece nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Para o deputado Max Russi, esse é um debate de extrema importância, principalmente no âmbito da responsabilidade social. Nesta edição do Fórum Jurídico o objetivo é traçar um panorama sobre a relação entre os principais aspectos associados à gestão pública e democracia, bem como princípios, plataformas, metodologias, processos e tecnologias digitais. “É necessário também compreender e avaliar os impactos socioeconômicos gerados pelos avanços dessas tecnologias, junto as mudanças sociais”, avalia.
A programação do Fórum também inclui a participação dos ministros brasileiros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), José Múcio Monteiro (Defesa), Daniela Carneiro (Turismo), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Jader Barbalho Filho (Cidades). Além de Gilmar Mendes, participam o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o indicado para a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandovski, o advogado Cristiano Zanin.
O encerramento terá a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.