DA REDAÇÃO
[email protected]
Se você pensa no futuro do planeta, gosta de ler sobre sustentabilidade nas empresas e considera compras sustentáveis em seu negócio, certamente já se deparou com o conceito de economia circular. Cada vez mais, fica claro que a evolução para um modelo circular de reaproveitamento de resíduos é uma necessidade urgente em todo o mundo.
Muitas empresas desempenham um papel importante para atingirmos esse objetivo, mas também enfrentam uma série de desafios no dia a dia. Basicamente, o caminho de transformação, em escala global e local, ainda é longo e cheio de percalços, que exigem mudanças sistemáticas na forma como pensamos e, principalmente, como produzimos, consumimos e descartamos.
Mais do que isso, as empresas podem se beneficiar desse movimento. Não só pela contribuição com a sustentabilidade do mercado e o aquecimento da economia, como pela otimização de seus processos internos, a redução nos custos com matérias-primas e gestão de resíduos, o fortalecimento de sua marca, dentre outros.
Crescimento do mercado digital pode contribuir para a sustentabilidade
O processo vivido pela população durante a pandemia do Covid-19 acelerou várias mudanças em relação ao perfil do consumidor, principalmente no Brasil. Os serviços online aumentaram muito sua parcela de importância dentro da sociedade atual e, cada vez mais, ganham relevância dentro do mercado.
Com isso, plataformas online que oferecem serviços como streaming de vídeo, músicas e filmes aumentaram sua demanda consideravelmente, o mesmo aconteceu com os aplicativos de site de apostas (Brasil), que tiveram uma alta muito grande no período pós pandemia. Todas essas mudanças não passaram despercebidas pelas grandes empresas do varejo aqui no Brasil, as vendas online possuem uma tendência de dobrar a quantidade nos próximos anos.
Todo esse impacto causado pela alta do mercado digital pode ajudar a criar uma sociedade mais sustentável, pois atualmente as vendas online de produtos usados apresentaram um bom crescimento, e isso vem fazendo com que a reutilização aumente, diminuindo a necessidade de aumentar o consumo de novos produtos, que demandam mais matérias-primas para serem fabricados.
Como as empresas podem se beneficiar desse tipo de economia?
Uma vez que a empresa está consumindo menos recursos, pois está reutilizando tudo o que é possível, a curto, médio e longo prazo a economia para os caixas da empresa será muito interessante. Esse excedente pode ser investido ou se tornar um fundo de reserva para emergências, o que traz mais tranquilidade em tempos de crise.
Além disso, a transição para a economia circular exige inovação e criatividade por parte das empresas. Ao repensar os processos de produção, design de produtos e modelos de negócio, surgem oportunidades para desenvolver produtos mais duráveis, reparáveis e recicláveis. Isso pode levar à criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio, gerando vantagens competitivas e abrindo novos mercados.
Dessa forma, esse tipo de economia pode ajudar a reduzir a dependência de recursos escassos e voláteis, proporcionando maior segurança de fornecimento para as empresas. Ao diversificar as fontes de materiais e adotar estratégias de reutilização e reciclagem, as empresas podem mitigar os riscos associados a interrupções na cadeia de suprimentos e flutuações nos preços das matérias-primas.
Uma gestão sustentável de negócios permite que as organizações se sustentem ao longo do tempo de forma mais saudável através de iniciativas que reduzem o impacto ambiental, contribuem para o desenvolvimento social e asseguram a lucratividade e crescimento do ponto de vista econômico tudo isso ao mesmo tempo. E, com certeza, é possível conciliar todos esses aspectos.