https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Foto-Divulgacao-Floresta-em-Pe-4-scaled_p3639_cover_image_resized.jpg

EMPREENDEDORISMO

Loja de castanhas do Brasil está entre as melhores na Amazon EUA

Da assessoria

A empresa mato-grossense ‘Floresta em Pé’ está no topo do ranking de melhores vendedoras de castanha do Pará na maior plataforma de vendas do mundo, a Amazon dos Estados Unidos. O pacote de castanhas do Pará, conhecida no exterior como castanha do Brasil, segue há mais de 30 dias no primeiro lugar dos ‘best sellers’, o que tem sido motivo de comemoração das equipes da empresa e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que participou ativamente do processo de expansão dos negócios.

“É uma alegria, uma vitória saber que a gente está no meio de gigantes, performando e inspirando. Nós ouvimos o que os nossos consumidores desejam e trabalhamos para atendê-los. Ver que nossas ideias são replicadas no mercado norte americano é muito legal”, descreve um dos sócios da empresa, Diego Pamplona.

A produção das castanhas é realizada na cidade de Juína, localizada ao Norte de Mato Grosso. Há 8 anos, quando Diego e os sócios Elizeu Bezerra e Eugênio Bergamim se uniram, o conceito foi baseado na sustentabilidade para que o negócio pudesse gerar economia na própria região, sem a necessidade de desmate.

Diego Pamplona em uma

Diego Pamplona é um dos sócios da Floresta em Pé – Foto: Divulgação Floresta em Pé

“A Floresta em Pé veio para ressignificar a cultura de que as terras só são rentáveis com a derrubada da mata. Acreditamos que uma floresta em pé pode sim ser um vetor econômico por meio do tripé: economia, sociedade e meio ambiente”, afirma Pamplona.

A empresa começou com a mão de obra local e artesanal de cerca de 60 mulheres na quebra de castanhas e as tecnologias da agroindústria foram implantadas logo em seguida para automatizar o processo, sem abandonar a mão de obra. “Com isso a gente conseguiu ganhar escala, obter mais qualidade, o que nos permitiu intensificar mais a nossa exportação”, lembra o empresário.

Para fortalecer ainda mais o conceito de sustentabilidade, a gerência da Floresta em Pé participa da consultoria ESG (Environmental, Social and Governance), – sigla que em português pode ser traduzida como ambiental, social e governança (ASG) – realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

O processo tem o objetivo de contribuir para um impacto positivo na sociedade e meio ambiente, por meio de mapeamento das boas práticas na produção de alimentos, segurança alimentar, entre outros quesitos, desde a colheita até a entrega.

Apoio do Sebrae/MT

No mercado brasileiro, a loja online vende as castanhas orgânicas, cruas, sem sal e salgadas, e este mesmo produto é levado para fora do país. A expansão da empresa surgiu a partir de consultorias e missões para o Canadá realizadas pelo Sebrae/MT e da unidade de atendimento em Juína.

A expertise de negócios e os programas voltados aos empresários levou insights sobre o mercado de exportação e aos selos que validam os produtos no exterior.

“Fizemos uma consultoria com o Sebrae/MT para obter a certificação orgânica, devido à demanda do mercado internacional. Com o auxílio do Sebraetec, conquistamos a certificação orgânica e percebemos a exigência do mercado americano e a necessidade de alcançar o público desejado, levando-nos a obter a certificação Kosher também por meio do programa SebraeTec. Além disso, identificamos a importância do selo ‘No GMO’, respondendo às necessidades do mercado e buscando sua certificação”, explica.

Eugênio Bergamim na estufa dos produtores locais de mudas de castanheira – Foto: Divulgação Floresta em Pé

Eugênio Bergamim na estufa dos produtores locais de mudas de castanheira – Foto: Divulgação Floresta em Pé

Para Diego, a Floresta em Pé é um propósito de vida. Ele lembra que no início houve propostas para que a empresa entrasse no ramo dos commodities, o que levaria a perda do valor da marca, e que apesar de ter sido desafiador, o caminho para manter a Floresta em Pé tem sido gratificante.

“Estar hoje em primeiro lugar, concorrendo com empresas de faturamentos milionários é bastante motivador. Existe muita estratégia, muita dedicação, muito trabalho. Mas acreditamos que esse é um resultado da mão de Deus sobre nós, mostrando que a gente está no caminho certo”, completa.

A Floresta em Pé está em mais de 42 redes de mercado. No entanto, há apenas um ano e meio os gestores voltaram o foco ao comércio digital. Com o posicionamento da marca, no mercado americano, novos produtos frutos da floresta amazônica serão lançados nas próximas semanas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *