GLOBO ESPORTE
[email protected]
Vinicius Silvestre está ou não entre os maiores campeões da história do Palmeiras? Afinal, o goleiro conquistou 11 títulos no profissional em quase 17 anos vestindo a camisa do Verdão. Em tese, o mesmo número de taças de Dudu, ídolo atual da torcida.
Na última terça-feira, ele assinou contrato de três anos para defender o Portimonense, de Portugal. O Verdão, porém, não considera o goleiro nas listas de jogadores com mais títulos pelo clube e usa um método próprio para fazer a contagem de conquistas de cada jogador.
O Palmeiras considera campeão quem entrou em campo pelo menos uma vez em cada campanha. Por isso, Vinicius Silvestre não aparece no ranking oficial como um dos jogadores com mais títulos na história do clube: ele só jogou, de fato, em dois desses títulos.
Levando em consideração o critério adotado pelo Verdão, Vinicius Silvestre é “apenas” bicampeão brasileiro (2016 e 2022). Apesar de fazer parte do elenco, o goleiro não entrou em campo nas conquistas da Libertadores (2020 e 2021); Campeonato Paulista (2020, 2022 e 2023); Copa do Brasil (2015 e 2020), além da Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).
11 títulos em apenas 14 jogos
Aos 29 anos, o Portimonense será apenas o quarto clube da carreira de Silvestre, que era o jogador do atual elenco que estava havia mais tempo no Palmeiras. Ele vinha sendo o terceiro goleiro desde o fim de 2013, quando foi promovido ao elenco principal.
Silvestre levou quase três anos para fazer o primeiro jogo pelo Palmeiras, em 2016, jogando a última partida com a camisa do Verdão na rodada que encerrou o Brasileirão do ano passado. Nos dez anos em que esteve no profissional do Palmeiras, o goleiro disputou apenas 14 partidas.
No período em foi o terceiro goleiro, Silvestre foi reserva de Fernando Prass, Weverton, Jailson, Bruno, Aranha, Vagner, Fábio, Marcelo Lomba, entre outros.
Dos 14 jogos em que esteve em campo nos últimos dez anos pelo Palmeiras, dez foram ao longo de 2021. O goleiro jogou seis vezes no Campeonato Paulista e outras quatro pelo Brasileirão, sendo bastante utilizado por Abel Ferreira em comparação com as outras temporadas.
O goleiro também entrou em campo uma vez em 2016, outras duas em 2020 e a última vez na derrota para o Internacional, em dezembro do ano passado, pela 38ª rodada do Brasileirão.
Ao todo, o goleiro sofreu 16 gols e não foi vazado em quatro jogos. Foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas. Vinicius Silvestre foi emprestado duas vezes pelo Palmeiras: um jogo disputado pela Ponte Preta em 2018 e outros 12 pelo CRB no ano seguinte.
Veja abaixo os jogadores com mais títulos na história do Palmeiras:
- Ademir da Guia e Junqueira: 12 títulos
- Dudu, Waldemar Fiume e Lima: 11 títulos
- Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Mayke e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira): 10 títulos
- Luan, Raphael Veiga, Rony, Zé Rafael, Oberdan Cattani e Carnera: 9 títulos