DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Facilidade, conforto e otimização de tempo. Tudo isso está incluso no trabalho realizado pelo Instituto de Hematologia do Centro-Oeste (Ihemco). Nesta quarta-feira(19.07), o médico Tiago Reiners Borba e sua equipe estiveram na Fênix DTVM coletando sangue. A coleta não foi apenas com os colaboradores da empresa, mas estava disponível para todos aqueles que trabalham e moram na região. Ao todo cerca de 50 pessoas doaram sangue.
O médico conta que os doadores têm muitas vantagens. Uma dela é que recebem os resultados de todos os exames feitos com o sangue coletado. “Assim podem descobrir doenças que estão no começo, tratar e curar mais rápido. Além disso, também podem monitorar a saúde a cada doação”
Com o objetivo de se conectar com a comunidade, incentivar e conscientizar sobre a importância de doar sangue, a Fênix DTVM organizou a ação e colocou à disposição uma estrutura adequada para fazer a triagem e a coleta de sangue. “Esta é a primeira vez que a empresa faz este tipo de ação e o resultado foi muito positivo. A parceria com a Ihemco foi muito produtiva”, destaca a gerente de ESG e Responsabilidade Social, Talita Galvão.
Ela contou que a ideia surgiu em 2021 com as notícias constante de falta de sangue nos hospitais. De acordo com a gerente, mais que isso, a iniciativa também é para conscientizar e incentivar os colaboradores a doar. “Há sempre muitas dúvidas e muitos têm medo, mas logo na triagem tudo é esclarecido por profissionais especializados na área”.
Para Pamela Murta Lessa, de 29 anos, moradora de Curvelândia, doadora de sangue há cerca de cinco anos, foi uma surpresa muito boa encontrar um local para doar sangue, enquanto resolvia algumas situações que a trouxe para Cuiabá. “Estava no prédio e fiquei sabendo que estavam fazendo a coleta. Foi a primeira vez que vi este tipo de iniciativa. Achei a ideia fantástica. Vamos levar para o nosso município”.
A gestora de compliance de operação de ouro, da Fênix DTVM, Maria Eugênia Gomes Procópio, já queria ser doadora há algum tempo, mas nunca havia dado certo. “Com a equipe coletora dentro da empresa fica muito mais fácil. É uma forma de contribuir para salvar uma vida. Com cada um de nós fazendo sua parte vamos conseguir um grande resultado”.
Lucas Rodrigues Godoy, de 26 anos, doador há oito anos, acrescenta que a iniciativa da empresade chamar os coletores facilitou e incentivou os colaboradores a doar. “Sempre é mais complicado quando temos que deixar o trabalho e nos locomover para fazer a doação. Também tem a questão do tempo e da locomoção que torna ainda mais complicada a ação”.
Salvar vidas
O médico Tiago Reiners Borba diz que sua equipe conta ainda com uma enfermeira e dois técnicos. Ele explica que uma doação pode salvar até quatro vidas. Ele esclarece que as mulheres podem doar sangue de três em três meses e os homens a cada dois meses. “Sendo assim, já temos algumas empresas fidelizadas que fazemos a coleta a cada três meses”.
O Ihemco tem equipes que fazem a coleta externa. Somos chamados para fazer este trabalho nos mais diversos locais, mais principalmente nas empresas”. Os interessados em chamar a equipe do Ihemco para coletar sangue deve entrar em contato pelo telefone (65) 3621-2031 ou ainda pelo celular (65) 9 9983-1215.