FONTE GOVERNO DE MATO GROSSO
[email protected]
O Circuito de Palestras sobre Inteligência Artificial promovido pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) recebe, nesta quinta-feira (27.07), os auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI). No último dia do evento serão abordados o uso da IA na fiscalização, com a apresentação da experiência bem-sucedida do fisco piauiense na recuperação de créditos do ICMS e combate à sonegação por meio do Sistema de Auditoria Fiscal com Inteligência Artificial (SAFIA).
A participação da Sefaz do Piauí será por meio dos auditores fiscais Antônio Luiz de Oliveira e Rodolfo Rodrigues Melo, que irão abordar o tema “Inteligência Artificial aplicada à fiscalização no varejo”.
“Mais do que os valores recuperados dentro do projeto, essa iniciativa simboliza uma mudança cultural da Unidade de Fiscalização e da própria Sefaz-PI, que cada vez mais busca se tornar uma organização voltada para dados. Parte do corpo técnico teve que se especializar em análise de dados, ciência de dados e machine learning. A análise de dados está no centro do planejamento, da tomada de decisão e da avaliação dos resultados alcançados”, disse o auditor fiscal e coordenador de Planejamento da Ação Fiscal, Antônio Luiz Júnior.
O evento é realizado de forma virtual, pelo canal da Sefaz no YouTube, com palestrantes especialistas e com experiência no assunto. As palestras são restritas aos servidores da Sefaz, para fins de certificação, porém qualquer pessoa interessada no assunto poderá acompanhar os debates.
O objetivo é analisar os principais desafios e oportunidades na aplicação da IA no setor público e discutir soluções para mitigar riscos. Além disso, o debate visa disseminar o conhecimento e estimular a criação e implementação de projetos inovadores, capazes de melhorar a eficiência e qualidade do serviço público.
Dentro da programação do Circuito de Palestras, já foram realizados dois encontros que abordaram conceitos, regulação, riscos e impactos da inteligência artificial. Também foram debatidos assuntos relacionados à governança de dados e armazenagem deles. Entre os palestrantes estava a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (Ibraspd), Alessandra Monteiro Martins e o especialista em Engenharia de Software e Cientista de Dados e Analytics, Abraão Gualberto Nazário.