https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Ministro-Mec-1.jpg

CRIADO POR DECRETO

Ministro da Educação diz que fim de escolas cívico-militares não teve cunho político

Mato Grosso Mais

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), participou do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ao lado do governador Mauro Mendes (UB), realizado nesta quarta-feira, 9 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Das várias pautas abordadas, o assunto relacionado as escolas militares e cívico-militares voltou a ser destaque durante entrevista com jornalistas presentes. Segundo Camilo, o Governo Federal não faz perseguição ao modelo de educação militar. O ministro aproveitou o momento e negou que fim das escolas cívico-militares tenha sido de cunho político.

“É bom as pessoas entenderem que há uma diferença entre escolas cívico-militares e militares, então, O problema é que no Mec não havia previsão legal, não havia previsão na LDB, não havia previsão no PNE, inclusive, os órgãos de controle estavam questionando porque esse programa foi criado em um decreto”, disse.

Ainda conforme o ministro, os estados têm a autonomia para implantar o modelo militar caso queiram e terão o total apoio do Ministério.

“E o que nós colocamos foi um período de transição e vamos continuar apoiando todas as escolas, apoiar os estados, as escolas militares estaduais continuam, os modelos que os estados quiserem construir com o Mec irão construir.”, completou.

Camilo disse que o papel do Ministério é dialogar com estados e municípios e apoiar projetos.

“O papel do Mec é dialogar sempre com os estados e municípios brasileiros, inclusive as escolas que quiserem … acabamos de lançar um programa da escola tempo integral, onde o Mec vai induzir e apoiar tecnicamente e financeiramente. Serão R$ 4 bilhões por ano, o projeto de lei já foi aprovado no Congresso Nacional e os estados já estão aderindo”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO