DA ASSESSORIA
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá tem direcionado esforços incansáveis para revitalizar e preservar um elemento muito precioso da cuiabania, o patrimônio histórico da cidade. Nesta manhã, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deu início ao processo de reconstrução do Mercado Municipal Miguel Sutil, cravado entre as vias Generoso Ponce e Isaac Póvoas, deixando no passado, um ambiente insalubre e que, nem de longe, se prestava ao papel, que de fato, lhe é garantido: preservar um pouquinho da Cuiabá antiga. Por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) serão investidos, até dezembro de 2024, R$125 milhões pelo Consórcio C.S.Mobi. Veja logo abaixo imagens do projeto.
O prefeito destaca ainda que até o término de seu mandato, a icônica Praça Rachid Jaudy também será restaurada e entregue, através dessa Parceria Público-Privada que infundirá uma nova vitalidade ao centro histórico, materializada na transformação do Mercado Municipal Miguel Sutil.
“A preservação do patrimônio cultural de uma cidade é de extrema importância por uma série de razões que abrangem tanto aspectos históricos quanto sociais, econômicos e culturais. A gestão trabalha para garantir a identidade de seu povo, já que a preservação desse patrimônio ajuda os moradores a se conectarem com suas origens e a desenvolverem um senso de pertencimento e orgulho em relação à sua cidade. Estamos falando da memória histórica e o Mercadão é uma forma tangível de preservação. Nos permite entender como a cidade evoluiu ao longo do tempo. É essencial para aprender com os erros e sucessos do passado e para transmitir essas lições às gerações futuras, isso sem contar o fomento ao turismo, a economia. O turismo cultural pode impulsionar a economia local, gerando empregos, estimulando o comércio e a indústria hoteleira, e aumentando a receita da cidade”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Ele ainda citou a sustentabilidade da nova estrutura: “apesar do clima quente de Cuiabá, tudo será feito através do reuso das águas pluviais. Haverá um condomínio substancial dentro deste espaço. Diferente de outras iniciativas que já entregamos, este condomínio será responsável pela manutenção completa do Mercado Municipal Miguel Sutil. Será um sistema de reuso de água. Quanto ao comércio local, lembram quando eu mencionei que desejo fazer de Cuiabá uma Las Vegas? Este é o primeiro passo nessa direção. Tudo o que será explorado, com aquelas iluminações vibrantes e energizantes à noite, fará parte desse espaço”, finalizou.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
A requalificação terá como foco o Mercado Municipal Miguel Sutil, que foi planejado como um espaço voltado principalmente para atividades de lazer, ao mesmo tempo em que terá escritórios de advocacia e clínicas médicas, enriquecendo a área e oferecendo um ambiente mais diversificado. Serão 180 espaços comerciais, além da oferta de 500 vagas de estacionamento.
Também será realizada a implantação de abrigos de ônibus com sistema de mobilidade inteligente, totens eletrônicos, estação de aparelhos de ginástica, bancos com repetidor Wi-Fi, entre outros equipamentos urbanos como que vão transformar a mobilidade da cidade e promover mais informações e segurança aos usuários do transporte público e frequentadores. O centro de Cuiabá será todo modernizado, com a integração do sistema online de mobilidade urbana inteligente, que será implantada em toda a infraestrutura, como em abrigos de ônibus e painéis com a exibição de informações em tempo real veiculadas no transporte público. Também terão totens com display digital de informações turísticas, facilitando o acesso e a prestação de serviços.
Orgulhoso, o prefeito de Cuiabá, relembra ações que garantiram uma nova roupagem a locais outrora esquecidos ou negligenciados. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destaca com que graças a habilidosa atuação de sua gestão foi fundamental para concretizar a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, o que resultou na renovação de diversas praças, agora vibrantes pontos de encontro e lazer para os habitantes e visitantes da cidade. Entre as transformações, destacam-se as Praças Ipiranga, Bispo Dom José, República, Alencastro, Senhor dos Passos, Mandioca, Caetano Albuquerque e Dr. Alberto Novis. O prefeito também ressalta a renovação da Escadaria do Beco Alto e do Beco do Candeeiro.
Além das intervenções abraçadas pelo PAC Cidades Históricas, o prefeito salienta com entusiasmo duas joias turísticas da capital que passaram por requalificação: a Praça Santos Dumont, agora adornada por uma fonte luminosa com jatos de água em quatro cores – azul, verde, amarelo e rosa – e a Praça 8 de Abril, já entregues de volta à população.