DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu nesta terça-feira (15.08) o encontro ‘Panorama ESG dos Pequenos Negócios Brasileiros’, onde apresentou os desdobramentos da pesquisa nacional realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O evento reuniu pessoas interessadas em práticas sustentáveis, no auditório do Sebrae/SP, na Capital paulista, onde estiveram pesquisadores, empresários e profissionais engajados no tema.
Em três painéis foram discutidos os estudos conforme as temáticas de cada sigla, ESG (Environmental, Social and Governance), – que na tradução, significa ambiental, social e governança – onde foram revelados insights valiosos sobre como as empresas podem aliar impactos positivos e resultados financeiros quanto ao engajamento dos pequenos negócios brasileiros em relação às práticas sociais, ambientais e de governança.
A pesquisa de alcance nacional abrangeu todos os estados brasileiros, e entrevistou ao todo 3.623 responsáveis por empresas, sendo 75% microempresas e 25% empresas de pequeno porte, a fim de garantir uma representação equilibrada. Entre os tópicos discutidos pelos panelistas, destaca-se a preocupante estatística de que 86% das empresas revelaram ter “pouco” ou “nenhum conhecimento” sobre a sigla ESG.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), do Sebrae/MT, Jonas Alves, o resultado aponta a necessidade de um trabalho contínuo para expandir a conscientização sobre a importância do ambiental, social e de governança para a operação desses pequenos negócios.
“Isso é cultural, nós temos que trabalhar junto aos nossos micro e pequenos empresários para ter essa consciência. Levar essa prática para a empresa desses empreendedores é um trabalho que o Sebrae Nacional e todos os Sebrae’s do país terão que trabalhar fortemente para ampliar essa conscientização do micro e pequeno empresário em todo o Brasil”, pontuou o presidente do CDE.
O diretor Superintendente do Sebrae/SP, Nelson Hervey Costa, também reforçou o empenho para alavancar essas empresas e a importância da pesquisa para nortear os trabalhos que já fazem parte da agenda prioritária do Sebrae/SP.
“Temos um desafio enquanto Sebrae de trazer a temática do ESG como parte da formação e capacitação para as pequenas empresas. Investir em práticas ESG também é um diferencial do ponto de vista competitivo e de posicionamento da empresa, independentemente do tamanho”, afirma.
Outro fato interessante discutido no encontro foi a dicotomia de que mesmo apenas 14% das empresas conhecendo a sigla ESG, quase 70% dos entrevistados afirmaram já ter implementado políticas de sustentabilidade em seus negócios.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca que tais negócios possuem conhecimento intrínseco e, mesmo sem conhecimento conceitual e sem focar em publicidade aos fatos, estão engajados na missão de tornar o Brasil um protagonista na sustentabilidade global.
“É notável que as empresas já adotam práticas de sustentabilidade, mesmo sem compreender plenamente os conceitos do ESG, ou ecotécnicas e outras práticas sustentáveis. O que importa é que essas empresas possuem uma conscientização intrínseca em relação ao protagonismo do Brasil na agenda 2030 de sustentabilidade. O Sebrae em Mato Grosso, por meio do CSS, desempenha um papel fundamental ao fornecer as melhores práticas e experiências de gestão para auxiliar as empresas na implementação dessas ações. É crucial apoiar essa jornada de transformação”, completa Schelini.
Empresas que inspiram
O pesquisador responsável pelo estudo, doutor Aron Belinky destacou todos detalhes cruciais tanto da curadoria da pesquisa, quanto dos resultados obtidos. Junto aos painelistas, Aron discutiu sobre a capacidade de obter simultaneamente as práticas sustentáveis e os lucros.
“Acredito que a noção de antagonismo ou competição negativa entre os pilares ESG e os resultados de uma empresa está ultrapassada. Hoje está claro que não apenas as empresas têm um desempenho superior quando adotam boas práticas ESG, mas também encontram mais oportunidades de negócios. Essas oportunidades irão aumentar à medida que grandes empresas demandem fornecedores menores que estejam qualificados e preparados para adotar tais práticas em suas cadeias produtivas”, pontuou.
Além disso, Belinky também explanou sobre a busca de inspiração tanto em grandes negócios quanto em pequenas empresas para a implementação de práticas sustentáveis. “A pesquisa investigou o conhecimento das empresas sobre alguns referenciais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], no Pacto Global da ONU. Essas são algumas referências que apontam para práticas sustentáveis. O Sebrae também mapeia diversas iniciativas e melhores práticas, fornecendo exemplos do que as empresas podem fazer”, afirmou.
De acordo com o pesquisador, as empresas que conhecem o Centro Sebrae de Sustentabilidade apresentaram uma correlação notável entre a adoção de práticas ESG. “Tivemos uma descoberta interessante identificada na pesquisa, e surpreendentemente, as empresas que conhecem o Centro têm uma taxa muito maior de adoção e compreensão das práticas ESG”, finaliza.
Panorama ESG
Renomados especialistas alinhados à agenda ESG compuseram os três painéis ao lado do pesquisador Aron, que mediou todos os painéis. Para falar sobre o contexto ambiental, se juntaram professor, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, o diretor Executivo do Instituto Envolverde, Dal Marcondes, e o repórter e apresentador (especialista em pautas ambientais) Márcio Campos.
A discussão sobre a dimensão social foi discutida entre a CEO da Verde Floresta, Mariana Schuchovski, a jornalista e apresentadora Rosana Jatobá e representando o Sebrae Nacional, Renata Maria Montenella.
Já o painel focado em governança, participaram o diretor Presidente do Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, o apresentador do Programa ABCD ESG, do Canal Empreender, Marco Sabino, e a diretora Presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), Liedi Légi Bariani Bernucci.
Toda a programação foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do YouTube do Centro Sebrae de Sustentabilidade.
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