DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A sustentabilidade da agricultura mato-grossense será demonstrada em um evento internacional, o Green Rio, realizado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro deste ano. O Green Rio é uma plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde entre o Brasil e Alemanha, assim como outros países.
Mato Grosso será representado pela Comissão de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que vai apresentar resultados do projeto “Guardião das Águas”, que faz levantamento das nascentes dentro das propriedades que produzem soja e milho e as classifica de acordo com seu grau de conservação.
Segundo a gerente da Comissão de Sustentabilidade, Marlene Lima, o projeto iniciou há cinco anos e já fez o levantamento em 57 municípios, identificando mais de 102 mil nascentes, sendo que mais de 95% estão em ótimo estado de conservação.
“O Guardião das Águas mostra que o produtor rural tem consciência ambiental, que ele preserva, que ele produz e, ao mesmo tempo, tem uma atenção e cuidado pelas águas que estão dentro da propriedade dele. A ideia é divulgar esses dados, nossos ativos ambientais e o quanto o produtor de soja e milho preserva”, pontua Marlene.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Marlene destaca que no ano passado, a Aprosoja-MT também esteve presente no evento e cerca de 3,5 mil pessoas passaram pelo estande da entidade. A expectativa para esse ano é que mais de 5 mil pessoas passem pelo estande da Aprosoja-MT, dentre pesquisadores, diplomatas, chanceleres, estudantes universitários e do ensino médio e público em geral.
Ainda de acordo com Marlene, no ano anterior, algumas pessoas questionaram a entidade sobre produtos não transgênicos, demanda que foi atendida pela Aprosoja-MT, que também levará ao conhecimento do público a soja não transgênica produzida em Mato Grosso, por meio do Instituto Soja Livre, entidade que também é vinculada à Aprosoja-MT.
O evento também terá a participação do Instituto Ação Verde, uma ONG do setor produtivo de Mato Grosso, que vai divulgar o InovaCPR, uma solução para inserir o pequeno e médio produtor rural no mercado de PSA-Pagamento de Serviço Ambiental, demonstrando os potenciais ambientais do imóvel.