DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2023 e 2025 serão notificados mais de 32 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano no Brasil, sendo predominante em pacientes homens.
O cirurgião torácico da clínica Oncolog, Marcelo Borges, explica que o tabagismo responde a 90% da causa de todos os casos diagnosticados. “Em estágios iniciais, as chances de cura passam de 50%”, explica.
Para o especialista, a campanha Agosto Branco é primordial na conscientização e alerta para esta doença que começa silenciosa. “Ela é facilmente confundida com outras doenças respiratórias sazonais, então, é importante um check-up anual de saúde com exames de imagens para diagnóstico precoce” Finaliza.
Embora a incidência seja maior em homens, este é o quarto tipo de câncer que mais ceifa a vida de mulheres. Marcelo Borges explica que, no entanto, além do tabagismo, existem outros fatores de risco: “Infecções pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Pulmonar, a hereditariedade, a poluição e a exposição a produtos químicos e à radiação são fatores de risco”, pontua.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Quando em estágio avançado, os sintomas que sinalizam a existência do câncer de pulmão costumam incluir infecções respiratórias de repetição, rouquidão, dor no peito e nas costas, perda de peso, cansaço e muita falta de ar.
ONCOLOG
A Oncolog é uma clínica especializada em atendimento oncológico completo para prevenção e tratamento de câncer, e que prioriza o atendimento humanizado.
Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. A unidade também atende em Várzea Grande, Primavera do Leste e Cáceres.