DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com uma pontuação de 97,86%, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é o tribunal mais transparente entre todas as cortes judiciais atuantes no Estado. É o que aponta o Ranking Nacional da Transparência do Poder Judiciário 2023, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira, 28 de agosto.
O Ranking Nacional da Transparência foi estabelecido pela Resolução CNJ nº 260/2018 e é conduzido anualmente com o objetivo de reconhecer e premiar os tribunais e conselhos que se destacam por oferecer informações claras e bem-organizadas à sociedade, facilitando o acesso transparente aos dados de gestão.
A avaliação abrange nove temas, compostos por um total de 84 perguntas, que incluem a publicação de objetivos estratégicos, metas e indicadores, levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, calendário das sessões colegiadas, atas das sessões dos órgãos colegiados, e a disponibilidade de um campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial, bem como informações sobre licitações e contratos, entre outros aspectos relevantes.
Em uma perspectiva nacional, o TRE-MT se destaca na 20ª posição, considerando um total de 92 tribunais brasileiros, abrangendo os segmentos: Conselho, Estadual, Federal, Eleitoral, Trabalho, Militar e Superior. É importante notar que, dentro do segmento eleitoral, o TRE-MT alcança a 11ª colocação, reforçando ainda mais seu compromisso com a transparência e a eficiência.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“Esta conquista é um reflexo do nosso compromisso incessante com a transparência e a prestação de contas à sociedade. A pontuação de 97,86% é realmente notável, mas acredito que sempre podemos avançar ainda mais. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão tenha um acesso fácil e transparente ao nosso judiciário. Continuaremos trabalhando incansavelmente para aprimorar nossas práticas e alcançar níveis ainda mais elevados de transparência, mantendo a confiança da comunidade que servimos. Esta é uma jornada contínua e estamos ansiosos para os desafios e realizações que o futuro reserva”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.