https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/08/38-26.jpg

EM CUIABÁ

Gabinete de Intervenção firma parceria com Unicef para ampliar vacinação em crianças

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Assessoria

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para ampliar a vacinação em crianças na Capital. Os primeiros passos do trabalho conjunto foram definidos em reunião nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

“Temos desenvolvido várias ações para melhorar a cobertura vacinal da população de Cuiabá e conscientizar sobre a importância da imunização. Já melhoramos muito, mas ainda temos muito a fazer. Essa parceria com uma organização tão importante como a Unicef vai justamente ao encontro do que temos desenvolvido e o que queremos: proteger nossas crianças. É uma honra dar início a essa parceria”, destacou a interventora, Danielle Carmona.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A ação conjunta começa de forma imediata, com a produção de um diagnóstico sobre a cobertura vacinal e capacitações de profissionais que atuam nas unidades básicas.

O levantamento será realizado pela equipe de Atenção Primária da Saúde de Cuiabá e terá dados segmentados por unidade básica de saúde. O objetivo é conhecer a realidade da imunização infantil no município de forma detalhada, possibilitando o planejamento conjunto de ações para que as vacinas cheguem às crianças da área urbana e rural.

Os dados serão compartilhados com a Unicef para a criação de estratégias a fim de ampliar a vacinação nas crianças.

“Vamos caminhar e construir essa agenda juntos. Os indicadores que a Saúde de Cuiabá nos fornecerá por unidade básica são muito importantes, pois queremos ver se há gargalos e, se sim, onde estão. Vimos que muita coisa já foi feita, como, por exemplo, vacina chegando em todos os lugares, além de unidades funcionando com horário estendido. Agora é fundamental olharmos o diagnóstico para entendermos o que falta para que essas vacinas cheguem às crianças”, observou Ida Pietricovsky de Oliveira, representante da Unicef no Território Amazônico.

Paralelamente ao diagnóstico, a Unicef oferecerá, gratuitamente, cursos de capacitações complementares para os profissionais que estão nas unidades básicas sobre vacinação.

“Muitas equipes ganharam novos profissionais com o chamamento do concurso. Essas capacitações são muito importantes para o bom atendimento à população e agregarão muito na rotina das unidades básicas”, pontou Carmona.

Também estiveram presentes na reunião o vereador Fellipe Côrrea e a cointerventora de Atenção Primária, Catarina Amorim.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *