DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Na última semana, o deputado federal Coronel Alberto Fraga (PL-DF), popularmente conhecido como ‘ministro reserva’ de Jair Bolsonaro (PL), disse, em tom de acusação, que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), vende licenças para frigoríficos exportarem carne à Ásia. O deputado, convocou ainda para que o ministro compareça na Casa de Leis para prestar esclarecimentos.
“O Ministério da Agricultura está transformando essa questão de exportação de carnes bovinas num verdadeiro cartel. Tenho aqui duas listas de frigoríficos habilitados para exportar carne para a China. Uma lista antiga, de muitos anos, de frigoríficos que investiram muito para ser habilitados, essa lista tem 21 nomes. A lista aprovada ontem pelo ministro reduz, desses 21, oito nomes e, desses oito, cinco são da Minerva, que comprou, recentemente, 16 plantas da Mafrig. Ou seja, quem vai mandar no Brasil, em questão de carne bovina, continua sendo a JBS e a Minerva” disse.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Alberto, durante sua fala na tribuna da Câmara dos Deputados, apresentou uma lista com cerca de 21 empresas e que dessas, oito foram excluídas por Fávaro, formando um cartel entre a JBS e a Minerva Foods que, segundo o parlamentar, estão dominando o mercado nacional. Ele cita ainda que a relação das empresas licenciadas é discutida no governo há dois anos e que em poucos meses, o ministro deu parecer favorável para algumas empresas.
“Eles vão formando um quartel a olhos vistos. É por isso que estou entrando com requerimento, convocando o senhor ministro da Agricultura para explicar qual foi o critério que utilizou para escolher esses 15 nomes que estão aqui para exportar carne para a China”, completou.
Além do ministro, o deputado convocou que representantes das empresas JBS e Minerva também compareçam na Câmara para prestar esclarecimentos.
“Vai dizer que esses frigoríficos foram por meritocracia? Não. Foi quem deu mais. A gente sabe como está funcionando a coisa e espero, Sr. ministro, que quando vossa excelência chegar aqui, tenha explicação plausível. Também nós vamos convocar os donos de frigoríficos para explicar o que está acontecendo aqui”, pontuou.
Veja vídeo: