https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-13-at-18.18.01.jpeg

EM CUIABÁ

Pacientes usuários de insulina podem retirar kit de glicemia nas unidades básicas de saúde

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, sob gestão do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, fornece kit de glicemia aos pacientes residentes no município, que fazem uso periódico de insulina injetável.

O kit é composto por glicosímetro (aparelho de glicemia), fitas, seringa, lanceta e agulha para caneta de insulina.

O processo administrativo de solicitação do kit começa na unidade de saúde básica de referência do paciente, com o preenchimento de formulário, cópia dos documentos pessoais, cartão SUS, receituário da insulina, prescrição médica da quantidade de testes a ser realizada por dia, resultado da última hemoglobina glicada e comprovante de endereço.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Ao receber o kit, o paciente assina o termo de cessão em comodato. O processo é renovado a cada seis meses, com a apresentação de novo exame de hemoglobina glicada, para o devido acompanhamento do paciente.

“Autorizado o fornecimento, o kit é entregue ao usuário. Os insumos, como as fitas, passam a ser entregues periodicamente, na unidade básica de saúde, conforme a necessidade dele”, ressalta a cointerventora e secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Catarina Amorim.

Rosângela Januária Santos faz uso de insulina injetável há três meses e retirou o seu kit de glicemia no dia 14 de agosto, na Clínica da Família no CPA I.

“Eu afiro a glicemia seis vezes por dia. Preciso medir a taxa antes e depois do café da manhã, do almoço e do jantar. Soube que poderia receber um kit na própria unidade de saúde que fui atendida. É ótimo saber e acompanhar a minha glicemia com o aparelho e não ficar preocupada com a diabetes”, afirma Rosângela.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *