DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o objetivo da apresentação é adiantar as informações sobre os editais de modo a atender os 141 municípios, e para que os fazedores da Cultura possam iniciar a elaboração dos projetos.
“Sabemos que será um trabalho bastante árduo, processar e fazer com justiça a escolha dos melhores projetos para que ao final tenhamos uma grande produção cultural no Estado de Mato Grosso. Que a Secel possa fazer essa condução de forma rápida, eficiente e transparente, para que tenhamos o setor cultural contemplado pelos investimentos e devolvendo excelentes trabalhos que serão compartilhados e vivenciados com toda a sociedade mato-grossense”, destacou o governador Mauro Mendes.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Outra novidade apresentada foi a continuidade do edital Viver Cultura, desta vez dividido em duas categorias: Expressões, que abrangerá segmentos artísticos, e Identidades – que envolverá públicos considerados minorias e/ou vulnerabilizados, como populações negras, indígenas, LGBTQIA+, egressos do sistema prisional, imigrantes, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência, dentre outras.
“Os editais que apresentamos são frutos de um acúmulo de conversas, de escutas públicas, e todos passaram pelo crivo do Conselho de Cultura. Estamos trabalhando com a ideia de diversidade e democracia, uma Lei Paulo Gustavo com oportunidades para todas as pessoas”, explica o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
Por tratar-se de lei emergencial, seus recursos devem ser executados em curto prazo, o que ocasionou a necessidade de adiantar as informações sobre os editais para que os fazedores da Cultura possam iniciar a elaboração dos projetos. A previsão é que as inscrições sejam abertas em meados de outubro e prossigam durante 15 dias.
Para ele, o edital significa um incentivo que garante o acesso às políticas públicas na ponta e o atendimento às diversas manifestações e populações culturais. “Hoje, a cultura chega nos quatro cantos desse estado. São mais de 90 municípios já atendidos e a meta é chegar nos 141. Com o amadurecimento do segmento vamos avançar muito daqui para frente”, finaliza o secretário.