DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Um total de 16 profissionais de saúde de quatro municípios de Mato Grosso participaram, nesta quinta-feira (05.10), em Cuiabá, de uma capacitação que busca aprimorar o processo de doação de órgãos do Estado. O curso teve apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e foi executado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Foram capacitados médicos e enfermeiros que atuam nas unidades públicas e privadas de emergência e urgência dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Rondonópolis.
A SES-MT, por meio da Central Estadual de Transplante, foi responsável pela seleção e inscrição dos trabalhadores, além de intermediar a capacitação no Estado.
O curso ocorreu das 8h às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. As aulas foram ministradas pelos enfermeiros do Hospital Albert Einstein José Maria do Nascimento Neto e Dayana Aparecida Martins Corrêa.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Durante o encontro, os profissionais aprenderam a identificar elementos que compõem a experiência da família na emergência e urgência no processo de doação de órgãos. No curso, também foram abordados os aspectos legais, éticos e as etapas do processo de doação de órgãos no Brasil.
A coordenadora da Central Estadual de Transplante da SES, Anita Ricarda da Silva, avaliou positivamente a capacitação e destacou a importância das discussões para o aprimoramento dos serviços ofertados no Estado, visto que a cirurgia de doação de órgãos é realizada onde o doador estiver, seja em hospital público ou privado, desde que o local disponha de estrutura adequada.
“Estamos empenhados nas capacitações dos profissionais de saúde que atuam nas unidades notificadoras do Estado, sejam elas públicas ou privadas. O objetivo é que elas sejam atuantes e efetivas na condução do processo de doação de órgãos e tecidos. Dessa forma, aumentamos o número de captações e doações no estado de Mato Grosso, beneficiando inúmeras de pessoas que aguardam na fila”, concluiu Anita.