https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-10-at-09.28.34.jpeg

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Oportunidades: palestrante ressalta importância de investir em autoconhecimento

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Primeiramente é preciso decidir, decidir qual o caminho a seguir, o objetivo a ser alcançado. Depois, é preciso ser resiliente para lidar com os percalços que aparecerão na jornada escolhida. É essa sabedoria, em contornar essas dificuldades, que trarão os bons resultados, conforme explica o empresário Fernando Assunção, que foi um dos palestrantes voluntários na Feira do Empreendedor 2023 do Sebrae-MT.

“Do limão, nós podemos fazer um pomar. O empresário, o empreendedor, ao ser resiliente, passa por construções de pontes, relacionamentos, de networking e chega a prosperidade, a novos sonhos e jornadas”, afirma.

E Fernando sabe o que está falando. Iniciou a vida profissional como comerciante, cujo negócio faliu. Estudou e formou-se em Direito e chegou a se arriscar na política, foi vereador, mas sentia que queria fazer algo mais, contribuir com o crescimento do outro enquanto indivíduo. Por isso, investiu na psicologia positiva e hoje, após ser resiliente, decidiu por um novo rumo e ajuda a transformar vidas. Ele é um de seus próprios exemplos.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O primeiro passo, informa Fernando, é decidir o que se quer fazer. Não basta apenas querer, mas sim, decidir para poder executar o que tem sido planejado para determinada jornada, lembrando que “pode acontecer tudo, inclusive nada.” “Quem decide, é você”, comunica o empresário que se destaca em suas palestras pelo visual diferenciado: que mistura o formal, por meio do blazer, com o lúdico, representado por suas meias coloridas, expostas nos pés sem sapatos.

“É preciso parar de culpabilizar as variáveis e buscar a resiliência”, argumenta, enquanto está com o Sr. Wilson, aquele mesmo, do filme “O Náufrago”. A bola se torna o melhor amigo do personagem de Tom Hanks que está ali, esquecido em uma ilha, enquanto luta para sobreviver. “A mudança acontece primeiro de dentro para fora. A partir de então, eu ressignifico, transformando em aprendizado o que de ruim aconteceu comigo e aí recomeço. Sendo resiliente eu empreendo e, por consequência, eu colho prosperidade”, completa Fernando.

Aqui é importante frisar que a resiliência é a característica dos empresários de sucesso que têm ainda o domínio sobre a administração das emoções, gestão dos impulsos, fala em otimismo e conecta-se as pessoas.

“Mas há um elemento muito importante dentro dessa relação que é a constância. É ela quem vai nos gerar os resultados diferentes”, pontua o especialista que é também autor do livro “Lidere a si mesmo”.

Contudo, Fernando destaca ainda que é preciso investir também na equipe de trabalho. São essas pessoas que auxiliam um projeto a se desenvolver. Então, se você se inspira, inspire o outro.

“É um conjunto trabalhando em prol de um denominador comum. Ali é um outra pessoa que, assim como você, enfrenta desafios, dificuldades, medos e tem sonhos a serem realizados. Portanto, seja alguém que o inspire a também alcançar seus objetivos, repasse os aprendizados para que se crie uma grande rede de empreendedores, pessoas realizadas”, convida.

Fernando foi um dos palestrantes voluntários que participaram da 13ª Feira do Empreendedor, que aconteceu em Cuiabá, na semana passada. A sua apresentação aconteceu na sexta-feira (6), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Quem participou da Feira, aprovou a escolha do Sebrae. O servidor público Elton Araújo foi à feira somente para conferir a palestra de Fernando, sobre Resiliência, Empreendedorismo e Prosperidade.”

“Ele é fera. A palestra mostra que o mundo empresarial está bem competitivo e o empresário tem que investir de forma ousada, mas também ser resiliente diante de todas as dificuldades que aparecem”, avaliou o participante.

“O objetivo do edital de voluntários foi, não só democratizar a participação do maior número de pessoas e profissionais que fazem parte do ecossistema Sebrae, temos profissionais do Sistema, credenciados, mas também pessoas que se candidataram voluntariamente para compartilhar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Por isso falamos que a feira é inclusiva, diversa, plural e democrática”, disse André Schelini, gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *