https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-11-at-12.11.59.jpeg

‘VISIT BRASIL’

Sebrae/MT apresenta roteiros turísticos, gastronomia e cultura do Pantanal em países europeus

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O Pantanal mato-grossense é o principal destino apresentado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), durante a iniciativa ‘Galeria Visit Brasil’ que tomou conta das principais cidades europeias, promovendo toda a riqueza turística, gastronômica e cultural brasileira.

A iniciativa da Embratur em parceria com o Governo Federal leva o projeto de forma inédita para Paris, Roma, Londres e Lisboa.

Em Mato Grosso, levantamento recente feito pelo Sebrae/MT mostra que cerca de 150 mil empresas atuam no setor do turismo, direta e indiretamente. Os dados mostram que iniciativas de internacionalização do turismo podem fortalecer os pequenos negócios, segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT André Schelini.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“A Visit Brasil resgata no cenário internacional o diálogo com mercados consumidores do turismo brasileiro e a participação dos pequenos negócios, dos principais destinos brasileiros, para que o turista viva além das experiências que o Brasil oferece, mas também a experiência por meio da gastronomia pantaneira, como no nosso caso, que representamos em Mato Grosso”, pontua o Schelini.

Dentro do programa serão destacados o ecoturismo, turismo de aventura, turismo de experiência, cultura, gastronomia e o etnoturismo, como um dos principais atrativos do país. E, o bioma Pantanal foi um dos destinos escolhidos para receber essa atenção especial pela sua biodiversidade, exuberância e importância como patrimônio natural da humanidade.

“Esta é uma forma de conectar os pequenos negócios também como forma de internacionalização não só da economia criativa, do etno e ecoturismo, mas principalmente da gastronomia mato-grossense”, ressalta o diretor.

Setor amplo e engajado

Apenas no setor de alimentação, foram identificadas mais de 35,6 mil empresas ativas no estado, até setembro de 2023. Do total, 61,34% correspondem ao Microempreendedor individual (MEI), enquanto 32,59% são de Microempresas (ME) e apenas 6,05% representam as Empresas de Pequeno Porte (EPP).
A gastronomia faz um papel central no evento para destacar a riqueza da culinária no Brasil, abrindo portas para a internacionalização de empreendimentos desse setor. O chef Marcelo Cotrim levou a tradição da culinária típica da região pantaneira para a Visit Brasil, com um menu composto por carne seca com mandioca e farofa de banana.

Além disso, toda a estrutura e facilidades para a visitação turística, que envolvem passeios de barcos, safáris, observação de aves e pesca esportiva, foram apresentados pela representante do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves. “Vamos apresentar o destino turístico do Pantanal e o Cotrim apresentará a gastronomia nestes espaços para agentes de turismo, formadores de opinião, imprensa. O Sebrae/MT acredita nesta proposta, considerando que o Brasil foi um dos destinos mais procurados para o ecoturismo e Mato Grosso tem uma diversidade, considerando os três biomas, e, o Pantanal é nosso carro chefe, com as belezas, a cultura, a gastronomia”, falou.

Galeria Visit Brasil

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Além destes destinos, o Sebrae/MT vai à Lisboa em Portugal apresentar o Pantanal para um grupo de interessados.
A galeria deve passar também pelos Estados Unidos, em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *