DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza anualmente uma extensa programação voltada ao ‘Novembro Roxo’, com o objetivo de orientar as mulheres sobre a importância de uma gestação saudável e prevenir partos prematuros. Coordenado pelo programa Criança Feliz, o evento engloba diversas atividades que visam disseminar informações cruciais para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê.
O roxo, simbolizando sensibilidade e individualidade, características peculiares aos prematuros, também representa transmutação, ou seja, mudança e transformação.
O ‘Novembro Roxo’ destaca-se como uma iniciativa essencial para promover a saúde materna e infantil, reforçando a importância da atenção pré-natal e de hábitos saudáveis para assegurar o desenvolvimento pleno do bebê. A prevenção da prematuridade envolve cuidados durante a gestação e a adoção de hábitos saudáveis antes e durante a gravidez.
As atividades terão início nesta terça-feira, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras, do bairro Jardim Araçá, às 14h, e se estenderão ao longo do mês, abrangendo diversas regiões da cidade.
“Nestes encontros, serão realizadas rodas de conversa para proporcionar um ambiente acolhedor e informativo. Especialistas estarão presentes para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre cuidados durante a gestação, promovendo a conscientização sobre a prevenção da prematuridade”, destacou a coordenadora do programa Criança Feliz, Michelle Machado.
Na quarta-feira (22), o público-alvo serão as mulheres assistidas e referenciadas pelo Cras do bairro CPA. Na unidade do Centro de Referência do bairro Jardim União, o evento referente ao ‘Novembro Roxo’ será nesta quinta-feira (23).
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Dando continuidade às ações de conscientização, a partir de segunda-feira (26), as mulheres terão a oportunidade de participar da roda de conversa, com a ação ocorrendo no Cras do Pedregal. Nas unidades de Cras dos bairros Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança, as atividades serão nos dias 28, 29 e 30 de novembro, consecutivamente. Todas as programações ocorrerão no período da tarde, a partir das 14h.
“Os bebês prematuros têm maior risco de desenvolver problemas de saúde. É essencial conscientizar a sociedade sobre a importância do planejamento familiar e do pré-natal precoce, que busca assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna”, concluiu a coordenadora.
O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, destina-se à conscientização dos desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo, afetando 15 milhões de crianças a cada ano. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, registrando aproximadamente 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independente do peso.