DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza na próxima quarta-feira e quinta-feira (29 e 30.11), das 07h30 às 18h, no auditório Aracuã do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o primeiro Simpósio de Saúde Única. Encontro visa o fortalecimento, por meio da integração intersetorial e interinstitucional, entre as áreas que atendem a saúde humana, meio ambiente e a saúde animal.
A expectativa é de que participem do evento cerca de 200 profissionais, entre médicos veterinários, biólogos, técnicos do meio ambiente, agentes de Combate às Endemias e agentes Comunitário de Saúde, equipes da Defesa Civil e dos Escritórios Regionais de Saúde, policiais florestais, bombeiros, turismólogos, empresários, alunos e demais pessoas interessadas na temática.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a proposta é envolver os técnicos das diversas instituições para o uso consciente do conceito de saúde única.
“Vamos trabalhar dividindo informações, implementando programas, desenvolvendo ações de maneira conjunta para a conservação da tríade, que é a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental”, explica a gestora.
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, a integração entre as temáticas pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“O conceito de Saúde Única servirá para definir as políticas, legislações, pesquisas e implementação de programas em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para diminuição de risco e manutenção da Saúde”, pontua Marlene.
Entre os temas que serão discutidos ao longo dos dois dias de simpósio estão: o conceito da Saúde Única; doenças transmitidas por carrapatos em Mato Grosso; vigilância participativa de emergência de zoonoses com a apresentação da experiência dos sistemas no pantanal e no Brasil; os atendimentos a animais silvestres realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Inter relação da Vigilância em Saúde Ambiental e vigilância de zoonoses.