DA CNN BRASIL
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Os produtos linha branca — que incluem refrigeradores, máquinas de lavar, freezers e lava-louças — foram os que mais tiveram alta nas vendas na semana da Black Friday deste ano, com alta de 62,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
É o que mostra um levantamento exclusivo da empresa de dados para varejo e indústria Scanntech.
Na sequência, aparecem os suplementos alimentares para academia, com avanço de 46,6%, e os eletrônicos, com alta de 37,1%.
O estudo também revelou que, durante a semana de promoções, as vendas da chamada “cesta Black Friday” são 89% maiores na sexta-feira do que nos demais dias.
“Este ano, as vendas na ‘sexta-feira Black’ foram um pouco mais concentradas do que no ano passado, ou seja, apesar de falarmos muito de ‘Black November’ e não somente de Black Friday, o pico de vendas destas categorias ainda se dá mais fortemente na sexta”, avalia a diretora de marketing da Scanntech, Priscila Ariani.
Em termos de número de vendas, o atacarejo foi o setor que mais se destacou. Segundo o levantamento, o canal foi o único que teve redução de preço (-2,8%) e o maior crescimento nas vendas (+6,7%) na Black Friday deste ano.
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Apesar desse movimento, houve elevação nos preços de alguns produtos, o que se deve, de acordo com a especialista, aos efeitos da inflação. Segundo ela, as categorias mais impactadas pela Black Friday registraram aumento médio de 1,6% em comparação a 2022.