As compras de Natal deste ano devem acrescentar R$ 870 milhões na economia mato-grossense, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio de Mato Grosso (IPF-MT).
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 17 de novembro deste ano, com 503 entrevistados, em 32 municípios mato-grossenses.
Desses entrevistados, 58% afirmaram que irão as compras para a data, enquanto outros 34% disseram que não irão consumir e, por fim, 8% disseram não saber se irão às compras.
A pesquisa mostrou, ainda, que pagar as compras natalinas com cartão de crédito é a intenção de 53% dos entrevistados. Já outros 20% pretendem pagar por meio de transferência bancária instantânea.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real
Já para os que não consumirão na data, 37% do público apontou as condições financeiras como empecilho, e outros 27% citaram disponibilidade de tempo. A margem de erro estimada na pesquisa é de 3% para mais ou para menos.
Comparativo 2022
O aumento na intenção de compra, em comparação com o período do Natal em 2022, pode aquecer os setores produtivos do Estado em diversos segmentos do comércio, como explicou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Além disso, o aumento na movimentação do comércio neste fim de ano está relacionado ao crescimento do emprego, já que Mato Grosso atingiu a menor taxa de desemprego no 3º trimestre desse ano, segundo José Wenceslau.
Os dados da Fecomércio também citam quais os principais produtos estão na mira das compras dos mato-grossenses; veja abaixo:
Roupas: 36%
brinquedos: 14%
alimentação e bebidas 13%
cosméticos e perfumes: 7%
eletrônicos: 6%
eletrodomésticos: 5%
sapatos e móveis: 3%