https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/41340.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

DE MATO GROSSO

AMM e TCE vão fortalecer parceria para ampliar o atendimento em MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Vicente de Souza

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recebeu nesta terça-feira (9) a visita do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, que assumiu o cargo no início de janeiro. O dirigente foi recebido pelo presidente da Associação, Leonardo Bortolin, e participou de uma reunião com a equipe técnica e demais colaboradores da instituição.

O encontro foi o primeiro compromisso oficial do conselheiro, que vai administrar a Corte de Contas no biênio 2024/2025.

O presidente Leonardo Bortolin, que também foi empossado no começo deste mês, destacou a importância da visita para o fortalecimento da relação institucional entre a AMM e o Tribunal. “É muito importante para a Associação receber neste início de mandato a visita do presidente do Tribunal de Contas como demonstração de proximidade com a instituição e com os prefeitos e prefeitas. Além disso, a integração entre as equipes técnicas sela o compromisso das boas práticas conjuntas, focadas nas políticas públicas de apoio aos municípios, especialmente os menores”, assinalou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O presidente do TCE disse que, além de cumprir a função de controle externo, o Tribunal vai direcionar a atenção ao combate das desigualdades regionais. “Queremos buscar o equilíbrio e a AMM tem um papel fundamental nesse trabalho, pois conhece os anseios dos prefeitos. Temos municípios muito pobres e despreparados. A maioria não consegue fazer projetos e buscar recursos. E se cada município tiver qualificação, tiver despertada a sua vocação, teremos empregos, aumento da produção, menor evasão e um estado equilibrado”, frisou.

O conselheiro lembrou que 51 cidades perderam população, de acordo com o último censo demográfico, o que afeta as finanças das prefeituras, considerando que o repasse de recursos federais, como o FPM, tem como base a quantidade de habitantes. Ainda segundo ele, cerca de um milhão de pessoas, um terço da população de Mato Grosso, recebe auxílio financeiro do governo  federal, por meio de programas de transferência de renda. O dirigente apontou que as desigualdades também se revelam no campo, onde se destaca a força do agronegócio, mas a maioria dos trabalhadores é constituída por pequenos produtores.

Uma das primeiras ações do Tribunal para fomentar o debate sobre as desigualdades em Mato Grosso será uma reunião em Araguainha, o menor município do estado, no próximo dia 18. A AMM vai participar do evento, que contará com a participação de várias instituições com o objetivo comum de reduzir as diferenças sociais e garantir um crescimento paritário no estado.

A oferta de capacitações para os gestores, auxílio para elaboração de projetos, maior integração entre as equipes técnicas do Tribunal e da AMM, também estão entra as propostas da nova gestão do TCE.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de janeiro de 2024 às 21:02:02