https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/122-7.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

CICLISMO URBANO

Pedal da Semob já colocou mais de 84 mil pessoas nas ruas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Considerado um dos grandes feitos da gestão Emanuel Pinheiro, o Pedal da Semob, organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, visa unir prática esportiva a lazer, turismo, assistência social, filantropia e inclusão de bicicletas no trânsito. Com mais de cinco anos de existência, com realização de 200 pedais, a iniciativa já reuniu um público de aproximadamente 84 mil pessoas, se somadas todas as edições.
O evento é feito nas modalidades de ciclismo urbano realizado durante a semana e cicloturismo realizado duas vezes ao ano.
O ciclismo urbano acontece todas às terças-feiras e os passeios são apenas dentro da cidade. Já o cicloturismo, que é o Pedal Ecológico, como o próprio nome já diz, percorre rotas mais distante, visitando distritos e zonas rurais, muitas vezes pega estrada de chão e é ideal para quem gosta de um pouco mais de aventura.
O Pedal da Semob cresce a cada dia e a Prefeitura só deixou de praticar a iniciativa no ano de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, que parou o mundo. Desde que começou em 2018, já foram realizados mais de 200 pedais semanais e agora em 2024 já será realizada a 7ª edição do semestral.
Em média, 350 e 380 pessoas se reúnem nos passeios das terças a noite. O público é eclético e conta com a presença de jovens, crianças acompanhadas pelos pais e uma grande parcela da população da terceira idade que se reúnem semanalmente para participar dos eventos que são gratuitos e não precisa fazer inscrição. O ponto de partida é exclusivamente na Orla ll, do Bairro do Porto, às 20 horas. Os interessados devem comparecer basicamente com bicicleta, equipamentos de segurança e vontade de pedalar. Em média são percorridos entre 23 a 25 quilômetros, pelos principais pontos turísticos da Capital.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Já os tours semestrais, reúnem cerca de 500 ciclistas a cada edição e, diferente dos que acontecem durante a semana, estes precisam de inscrições que geralmente são garantidas através de doação de alimentos. No final, toda a alimentação arrecadada é doada para instituições filantrópicas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até a última edição que foi realizada em dezembro de 2023, na região do Distrito de Nossa Senhora da Guia, mais de 4 mil pessoas já foram inscritas nos pedais semestrais. Somando todas as edições, mais de 84 mil pessoas passaram pelos eventos.
Um dos coordenadores, Raimundo Alves Ribeiro, explica que além do incentivo ao esporte e a uma vida saudável, a iniciativa também tem grande preocupação em garantir a segurança dos participantes – no entanto que todos os passeios – tantos urbanos quanto cicloturismos – são acompanhados por motos batedores e carro de apoio, prevendo a possibilidade de alguma bicicleta furar o pneu ou apresentar qualquer outro problema, entre outras situações. Durante o percurso também é oferecido água e frutas aos participantes. Os alimentos são doados por parceiros do projeto.
Iniciativa já entregou 12 toneladas de alimentos
Nas seis edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e distritos. Entre as comunidades que já receberam incentivos do pedal estão: Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa são Vicente de Paula, Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras. Para realização desta grande iniciativa de cunho social, lazer e fomento turístico, a Semob conta com a ajuda de várias empresas privadas que doam brindes e até bicicletas profissionais para os sorteios que são realizados a cada edição, incentivando ainda mais, a participação popular.
1º Pedal Pet Semob
O 1º Pet Pedal da Semob e da secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal arrecadou 200 quilos de rações para cães e gatos. O ato solidário ocorreu na no mês de setembro de 2023 e contou com a presença de colaboradores do evento e de apoiadores das causas animais. A iniciativa atendeu a um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem um forte compromisso com a causa animal, especialmente com os bichinhos em situação de rua.
“Uma das principais missões do Pedal da Semob é promover a solidariedade. Nos últimos seis anos, a equipe da pasta já realizou diversas ações beneficentes de arrecadação de alimentos e brinquedos. E em 2023, em colaboração com a Secretaria do Bem-Estar Animal, tivemos a alegria e satisfação de organizar uma ação voltada para os animais. gratidão a todos aqueles que doaram e irão doar participando de eventos futuros”, agradeceu Emanuel.
O coordenador Raimundo, destacou que além das ações sociais, os pedais da Semob trazem uma grande contribuição para a saúde mental, tendo em vista os inúmeros depoimentos de participantes que se curaram de depressão, síndrome de pânico, entre outros transtornos mentais. “A interação social é muito benéfica para todos, a pessoa chega e já consegue fazer amigos, pertencer a um grupo, em seguida vai para a natureza, cachoeira, essas coisas que fazem bem para a saúde como um todo. Então, o Pedal da Semob é uma porta de entrada para o ciclismo em Cuiabá, é onde a pessoa inicia, perde o medo de andar na rua, de andar próximo aos carros”, disse Raimundo ao convidar a população para entrar no movimento, pois até o final deste mês os pedais semanais voltarão a ser realizados normalmente.
“Vamos adotar a bicicleta como meio de transporte ou como forma de lazer, vamos sair do sedentarismo e viver uma vida mais ativa e saudável”, encorajou o coordenador.
Para mais detalhes: siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de janeiro de 2024 às 18:11:25
  • 12 de janeiro de 2024 às 14:29:29