DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Prefeitura de Várzea Grande, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Câmara de Vereadores se uniram para adotar medidas que visem tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso mais segura e mais humana, lembrando que os investimentos terão repercussão em diversas cidades de Mato Grosso, pois abrange toda a Baixada Cuiabana e o Vale do Rio Cuiabá com 17 cidades.
“Estamos todos unidos por uma Várzea Grande mais segura e humana, pois sabemos que isto tem reflexo em Cuiabá e em diversas outras cidades da baixada e nosso principal foco é atender a população e garantir que ela esteja segura”, sinalizou o prefeito Kalil Baracat as autoridades presentes, lembrando que Várzea Grande também investe em Segurança Pública porque se preocupa com a cidade e sua gente e que a sensação de segurança é um dos requisitos para novos investidores.
O prefeito sinalizou que a Guarda Municipal de Várzea Grande, a primeira de Mato Grosso, implantada durante o mandato do hoje senador Jayme Campos como prefeito, é exemplo de atuação e de parceria com as demais forças policiais para garantir a população e a cidade mais segurança, mais ordem.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
O Termo de Cooperação Técnica vai permitir que o município de Várzea Grande invista mais de R$ 1,5 milhão na elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, bem como ações complementares, entre recursos próprios e de emendas parlamentares.
“Estes projetos arquitetônicos e de engenharia permitirão a execução de obras físicas de ampliação, requalificação, melhorias no 4º Batalhão da Polícia Militar, principal unidade da Força em Várzea Grande e que atua em várias cidades. Já 15ª Companhia Independente de Força Tática e as Unidades de Polícia Militar no Distrito Industrial e do 2º Comando Regional serão construídas. Todas eles tem uma estimativa que ainda vai depender de processo licitatório para receberem investimentos da ordem de R$ 25 milhões e que irão contar com recursos públicos do Estado de Mato Grosso, de Várzea Grande e de emendas parlamentares federais e estaduais”, explicaram o prefeito Kalil Baracat, o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Roveri e o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Coronel Alexandre Corrêa Mendes, além do senador Jayme Campos, do deputado federal Coronel Assis e do deputado estadual Júlio Campos que sinalizaram por emendas e repasses para a execução das obras.
O deputado federal Coronel Assis sinalizou ainda por recursos federais através de emendas para uma Base da Polícia Militar no Grande São Mateus que reúne diversos bairros e pelo menos 35 mil habitantes.
O senador Jayme Campos e o deputado Júlio Campos frisaram que todo e qualquer investimento em segurança pública são essenciais e fundamentais para fazer frente ao crime organizado, as facções que têm tornado a vida das pessoas mais intranquilas.
“Não podemos permitir que cenários como os vivenciados em países como o Equador e até mesmo em algumas grandes cidades do Brasil onde a criminalidade impõe medo no dia a dia das pessoas tome conta de tudo. Quando vejo a união dos Poderes Constituídos como Executivo, Judiciário e Legislativo, passo a ter a certeza de que estamos no caminho certo para debelar a criminalidade, punir criminosos de forma exemplar e não deixar que o medo impere”, frisou o senador Jayme Campos, que reafirmou ser a segurança pública uma questão que afeta a todos os países e pessoas do mundo.
Já o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, o Coronel César Augusto Roveri reafirmou o compromisso das forças policiais e do governo Mauro Mendes de forma incansável no combate a criminalidade.
“Temos investido pesadamente na qualificação e treinamento de nossos policiais, realizado novos concursos e investido em veículos e equipamentos modernos como prioridade estabelecida pelo governador Mauro Mendes, mas faço das palavras do prefeito Kalil Baracat e do senador Jayme Campos, minhas palavras, de que segurança pública tem que ser um esforço de todos para se debelar a criminalidade”, disse o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri.
O comandante da Polícia Militar, Coronel Alexandre Corrêa Mendes realçou como fundamental a parceria entre todas as esferas de Poder Público para fazer frente a criminalidade, “pois a criminalidade conta com vantagens que somente com capacitação de novos policiais, investimentos em tecnologia e principalmente leis mais rigorosas é que poderão ser debeladas. Somente a união de esforços com pesados investimentos e com a continua atuação é que o crime será debelado pelas forças polícias, pela Justiça e pelos órgãos de controle”, sinalizou o comandante da Polícia Militar, frisando que a sociedade espera de todos ações efetivas e resolutivas.
O senador Jayme Campos e o deputado federal, Coronel Assis foram na oportunidade Condecorados com a Medalha Honra ao Mérito da Força Tática que recentemente em evento condecorou tanto o prefeito Kalil Baracat como a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat.
O Tenente Coronel, Tiago Costa Gomes, comandante da Força Tática sinalizou que ela tem uma atuação diferenciada da Polícia Militar, por se dedicar as áreas de maior incidência de crimes e em ações especiais como resgate de sequestro.
“Vamos ter um espaço específico para nossa atuação e para que possamos desempenhar funções de segurança com melhor resultado”, disse o comandante lembrando que a Instituição Polícia Militar tem encontrado respaldo em todas as esferas do Poder Público para desempenhar sem papel a contento.
O primeiro-secretário da Câmara Municipal, Sargento Galibert, aposentado da Polícia Militar, lembrou os esforços do Legislativo de Várzea Grande para que as forças policiais, bem como a Justiça e o Ministério Público possam atuar de forma voltada para debelar a criminalidade. Ele lembrou ainda os esforços da vereadora Rosy Prado para levar uma Unidade de Polícia Militar para o Distrito Industrial e para facilitar a atuação das forças policiais como um todo.
Já a vereadora Rosy Prado sinalizou como fundamental não apenas para o Distrito Industrial como para diversos bairros da região a atuação não apenas da Polícia Militar, mas também da Polícia Civil entre outros órgãos de controle assegurando a população a percepção da segurança e a certeza de que investir e morar em Várzea Grande é um bom negócio.
“É bom ver que o trabalho e a dedicação de nossos esforços estão surtindo efeitos positivos para a cidade e para nossa gente”, disse Rosy Prado.
Participaram da solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o Tenente Coronel José Nildo Silva Oliveira do 2º Comando Regional e os secretários municipais de Viação e Obras Pública, Luiz Celso Morais e o Adjunto da Defesa Social, Alexsander Ortiz, o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat e o presidente da União Várzea-grandense dos Bairros (UNIVAB), Claido Celestino, mais conhecido como Ferrinho.