https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/dce948c0a65fcdde87b417deda778c1665a95526592a3.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM MATO GROSSO

Presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil discute parceria

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes, que visita Mato Grosso com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre o estado e o país asiático foi recebido pelo presidente do Parlamento estadual, Eduardo Botelho (União).

Os principais temas debatidos foram o potencial mato-grossense enquanto produtor de alimentos e parcerias para criação de indústrias.

“A Índia tem a maior população do mundo e tem muita demanda por alimentos e Mato Grosso é referência mundial na produção de alimentos. Então o que nós viemos fazer aqui é trabalhar para viabilizar o fortalecimento dessa relação”, afirmou Ananda.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil explicou que Mato Grosso é o quarto estado em termos de exportação para a Índia. Os principais produtos negociados são ouro, gergelim e óleo de soja. Em importação, é o décimo segundo estado. “O interesse da câmara agora é trabalhar na atração de investimento. Nós acreditamos que Mato Grosso tem um ecossistema muito favorável para recepcionar novos investimentos indianos e com isso gerar mais negócios”, afirmou.

Para Eduardo Botelho, a iniciativa é uma oportunidade importante de fortalecer essa relação, que deve gerar novas oportunidades para a venda dos alimentos produzidos em Mato Grosso. “Uma das principais lutas da Assembleia Legislativa é verticalizar algumas produções com a criação de indústrias para aprimoramento das matérias-primas já produzidas no estado. E no encontro de hoje discutimos a possibilidade de parceria para instalação de indústrias para produção de óleo de soja”, defendeu o presidente da Casa de Leis.

Botelho destacou ainda que o estado vem investindo na modernização do sistema de transporte com a construção da ferrovia que vai passar por 16 municípios mato-grossenses, garantindo conexão com a malha ferroviária nacional e o porto de Santos. “Estamos mostrando que a ferrovia está chegando e vai facilitar muito o escoamento dos produtos do estado”, defendeu Botelho. “Além disso, temos energia, mão de obra e insumos. Então o estado tem todas as condições de ser esse grande produtor industrial que vai agregar ainda mais valor à nossa agricultura”, afirmou.

A visita ao estado é um encaminhamento às tratativas, com foco no setor econômico, apresentadas pela comitiva mato-grossense quando em visita à Índia dezembro do ano passado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de janeiro de 2024 às 20:32:08
  • 19 de janeiro de 2024 às 18:41:34